Com gol mais rápido da história do Nordestão e Iguatu marcando de pênalti, Campinense bate o Sousa no Amigão

Alan Francisco abriu o placar para a Raposa contra o Sousa aos 16 segundos de jogo, Dinossauro chegou a empatar, mas, de pênalti, Mauro Iguatu deu a primeira vitória rubro-negra no torneio regional.

Foto: Daniel Lins / Campinense

Gol! Foi exatamente assim que a partida de número 44 entre Campinense e Sousa começou no Estádio Amigão, em Campina Grande, quando logo aos 16 segundos de jogo, Olávio fez o pivô, escorou para Dione que na velocidade chutou cruzado para Alan Francisco abrir o marcador. O camisa 7 raposeiro entrou para a história do clube e da Copa do Nordeste como o autor do gol mais rápido do torneio regional. A partir daí, a Raposa seguiu marcando alto e, com Olávio e Juninho, teve as duas chances mais claras de ampliar o marcador nos primeiros 45 minutos.

No entanto, engana-se quem pensa que o Sousa apenas assistiu o Campinense jogar. A equipe do técnico Tardelly Abrantes se impôs, foi para o ataque e, de pouco em pouco, passou a incomodar a defesa rubro-negra. Primeiro, André Victor, de cabeça, teve uma ótima chance de empatar o jogo. Depois foi a vez de Juninho, em um lance pitoresco, perder um gol sozinho sem goleiro dentro da pequena área, no que foi o último lance de perigo claro da primeira etapa.

Campinense x Sousa
Raposa bateu o Sousa por 2 a 1 e conquistou a sua primeira vitória na Copa do Nordeste 2022 (Foto: Izabel Rodrigues / ge)

Da forma que o primeiro tempo terminou, o segundo começou: equipes se alternando no controle da partida e perdendo (muitas) chances de gol. Pelo Campinense, Olávio acertou a trave após ótima jogada de Dione. O mesmo Dione que minutos depois perderia um gol cara a cara com Ricardo e, na sequência da jogada, viu Matheus Régis encher o pé e fazer balançar o travessão do Sousa. E como já diria o ditado: quem não faz, leva.

O Sousa chegou ao empate em uma falha bizarra do zagueiro Cleiton, que dentro da área errou o domínio e, ao tentar recuperar a posse, atingiu Jó Boy em cheio. Pênalti claro marcado pelo árbitro e convertido por Daniel Costa. Após o tento do Dinossauro, a Raposa teve tempo ainda de perder mais um gol claro, dessa vez com Michel Bennech após bate-rebate na pequena área do time sertanejo.

O alívio, de fato, só viria aos 49 do segundo tempo, quando Cláudio foi puxado dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o Campinense. Quem assumiu a responsabilidade de ir para a cobrança foi o goleiro Mauro Iguatu, que, assim como na partida do acesso rubro-negro em 2021, não sentiu a pressão, estufou as redes de Ricardo, sacramentou a primeira vitória raposeira na Copa do Nordeste e entrou para a história como o primeiro goleiro do Campinense a marcar um gol pelo time durante o tempo regulamentar.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Campinense volta a campo na próxima quinta-feira, quando ainda no Amigão enfrentará o São Paulo, em partida válida pela Copa do Brasil. O Sousa, por sua vez, também vai encarar o São Paulo, mas o Crystal, na próxima terça-feira, no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, em partida válida pela rodada #5 do Campeonato Paraibano Pixbet 2022.