Como funciona o Cartola FC em 2023

Veja como funciona o Cartola FC para você jogar, se divertir e mitar no principal fantasy game do Brasil.

Foto: Reprodução / Cartola FC

Para ser um bom treinador, você precisa entender como funciona o Cartola FC para comandar melhor seu time. Febre entre os amantes de futebol pelo Brasil, o Cartola FC é um fantasy game da Globo onde você cria, escala e comanda o seu próprio clube baseado nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Isto é, o desempenho individual dos jogadores nas partidas é convertido em pontos para o seu time.

Como criar uma liga no Cartola FC?

Para criar uma liga no Cartola, a missão é fácil: basta abrir a aba “competições” na tela inicial do aplicativo e posteriormente clicar no “+” no canto superior direito. A partir daí aparecerem três opções: Desafio, Liga Clássica e Mata-mata. Escolha a sua preferida, dê um nome para ela, coloque uma descrição e defina a privacidade.

Como escalar meu time?

O jogo permite que os usuários criem ou entrem em ligas com amigos ou outros jogadores. Essas ligas têm classificações próprias, onde os jogadores competem entre si para ver quem consegue obter mais pontos.

Não há mistério para montar o seu esquadrão: clique em “escalação”, depois no sinal de “+” para escolher o jogador de acordo com a posição; “comprar” para escalar um jogador e, posteriormente colocar todos os atletas, incluindo a escolha do seu capitão e a montagem do seu banco de reservas. Por fim, aperte em “concluir escalação” para finalizar o procedimento.

Como escolher meu capitão?

Um dos jogadores da equipe é escolhido como capitão e ganha pontos extras em caso de boas atuações. Dentre os jogadores que você escalou, basta clicar no “c” ao lado de uma das figuras para selecionar seu capitão no Cartola FC.

Como funciona o banco de reservas?

O banco de reservas do Cartola FC serve para: quando um jogador não entrar em campo, o aplicativo faz a substituição, e você, cartoleiro e cartoleira, não fica sem pontoar com o respectivo atleta que tenha ficado inativo.

Pontos no Cartola FC
Reprodução / globo

Entenda os scouts do Cartola FC

A pontuação dos jogadores é determinada com base em seu desempenho real nos jogos do Campeonato Brasileiro. Os jogadores recebem pontos por gols marcados, assistências, defesas, entre outros critérios.

SCOUTS DE DEFESA

Desarmes (DS): + 1,2
Falta cometida (FC): – 0,3
Gol contra (GC) :- 3,0
Cartão amarelo (CA): – 1,0
Cartão vermelho (CV): – 3,0
Jogo sem sofrer gol (SG): + 5,0 — exclusivo para goleiro, zagueiro e lateral
Defesa difícil (DE): + 1,0 (exclusivo para a posição de goleiro)
Defesa de pênalti (DP): + 7,0 (exclusivo para a posição de goleiro)
Gol sofrido (GS): – 1,0 (exclusivo para a posição de goleiro)
Pênalti cometido (PC): – 1,0

SCOUTS DE ATAQUE

Falta sofrida (FS): + 0,5
Passe incompleto (PE): – 0,1
Assistência (A): + 5,0
Finalização na trave (FT): + 3,0
Finalização defendida (FD): + 1,2
Finalização para fora (FF): + 0,8
Gol (G): + 8,0
Impedimento (I): – 0,1
Pênalti perdido (PP): – 4,0
Pênalti sofrido (PS): + 1,0

Quando abre o mercado?

O mercado do Cartola FC abre horas depois do término da rodada.

Como funciona a valorização no Cartola FC?

As quatro primeiras rodadas do Cartola FC possuem um mecanismo de valorização diferente de todo o torneio. No entanto, a partir da 5ª, o sistema se estabiliza e utiliza um único padrão para adquirir patrimônio. A partir daqui, para você conquistar boas cartoletas, é importante vender os jogadores que pontuaram bem, investir em atletas valorizados, ficar com olhar atento nos bons e baratos, não adquirir jogadores da seleção da rodada e analisar os confrontos da rodada.

Como saber quanto o jogador precisa para valorizar?

O jogador precisa pontoar acima de 45% do seu valor para gerar uma valorização e, consequentemente, ganho de cartoletas para o seu patrimônio.

Dicas no Cartola FC

O  Jornal da Paraíbadicas do Cartola FC rodada a rodada para você dar aquela conferida nas melhores opções para o seu time e mitar no game.