Conheça o clube paraibano que nunca usou a camisa 10 em homenagem ao Rei Pelé

Lucena, equipe do estado, nunca usou a numeração em homenagem ao ex-jogador, que morreu nesta quinta-feira, em São Paulo.

Pelé segura uma camisa 10 do Santos — Foto: Laura Fonseca

É um fato do futebol que a camisa 10 passou a ter o prestígio que tem até hoje em qualquer time de futebol, em qualquer patamar de competição da modalidade, quando Pelé escreveu a sua história dentro das quatro linhas com o numeral às costas. Na Paraíba, o prestígio era tal, que um dos clubes que disputou o Campeonato Paraibano de 2015, o Lucena, simplesmente aposentou a camisa desde a sua fundação. Em homenagem ao Rei. Mais uma das diversas homenagens que o maior jogador de futebol de todos recebeu em vida e, agora, após a sua morte, que aconteceu nesta quinta-feira, também recebe.

Um dos maiores ídolos do ex-presidente do Lucena, Domício Leite, Pelé recebeu uma deferência que agora a a família do Rei quer que o Santos faça, aposentando a camisa 10 do Peixe. No Paraibano de 2015, o Lucena não usou a camisa. Se não tem Pelé, não tem camisa 10 em campo. Era assim.

O maior fã que Pelé já teve foi o meu pai. Quando estava vivo, sempre dizia: “quando for discutir futebol, não coloque Pelé no meio. Pelé é separado dos outros”. Ou seja, não se pode querer discutir Pelé com Maradona, ou Pelé com Garrincha. Isso não existe. Pelé é Pelé. Não só o rei do futebol, como o atleta do século”, afirmou Domício.

O dirigente paraibano se diz orgulhoso com o fato de sua equipe nunca ter usado a camisa 10 em seus jogos em toda a sua história, mas lamenta que a ideia não tenha sido absolvida por outros clubes.

Não era para nenhum time do mundo usar a camisa 10, principalmente Santos e Cosmos, porque essa é a camisa do rei do futebol. No meu time, nunca se usa a camisa 10. Nunca usei. No material esportivo do clube, sequer existe a camisa. E enquanto o Lucena existir, vai ser desse jeito”, garantiu Domício.

Conheça o clube paraibano que nunca usou a camisa 10 em homenagem ao Rei Pelé
Domício Leite, presidente do Lucena, decidiu que o time jamais usaria a 10, em homenagem ao Rei — Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb

O clube não usou a camisa 10 de 2008, quando foi fundado, até 2017, quando se transformou em outra agremiação. Depois o clube virou o São Paulo Crystal, mudou de cidade e a coisa toda mudou. Atualmente, o São Paulo Crystal joga também a primeira divisão do Paraibano, mas usa a camisa 10.