Entre Linhas

Botafogo-PB é absolvido por iluminação ruim do Almeidão, mas é novamente denunciado pelo mesmo motivo

Maioria dos auditores e auditoras entendeu que estádio dá condições de jogo

Por Pedro Alves

O Botafogo-PB foi absolvido na manhã desta sexta-feira em julgamento realizado de maneira remota pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma denúncia do árbitro Osimar Moreira da Silva Júnior, de Goiás, na súmula do jogo entre o Belo e o Ferroviário, pela 1ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano, de que a iluminação do Almeidão era precária.

 

O juiz relatou que jogadores do time cearense reclamaram da iluminação, que foi também criticada pelo árbitro. Com isso, o Belo foi a julgamento por não oferecer as melhores condições para a realização do jogo da Terceirona. No julgamento desta manhã, o relator João Gabriel Maffei, no entanto, corroborou com a tese da defesa, patrocinada pela advogada Bárbara Petrucci, e pediu a absolvição do clube.

 

Para o relator, a crítica da iluminação do Almeidão foi um caso esporádico, de adversários do clube, no caso, jogadores do Ferroviário, e com um relato bem subjetivo do árbitro. Além disso, o próprio juiz explicou que havia condições de jogo, tanto que a partida não foi paralisada em nenhum momento.

Árbitro de Botafogo-PB 2 x 0 Altos-PI dedurou a iluminação do Almeidão em súmula // Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

Mais três auditores e uma auditora votaram com o relator, enquanto o presidente da sessão, Otacílio Araújo Neto, divergiu da relatoria, e aplicou uma multa de R$ 300 ao clube paraibano, desclassificando a denúncia nos termos em que estava formulada, mas imputando uma infração ao artigo 211, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala de “Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”.

 

O voto, no entanto, foi vencido, e o clube acabou absolvido por maioria.

 

Outra súmula registra crítica à iluminação do estádio

 

Apesar da vitória desta sexta-feira nos tribunais, o Botafogo-PB deve novamente sentar no banco dos réus pelo mesmo motivo: a iluminação do Estádio Almeidão.

 

É que agora foi o árbitro Alinor Silva da Paixão, de Mato Grosso, quem registrou na súmula da partida entre Botafogo-PB e Altos-PI, pela 5ª rodada da Série C, vencida pelo Belo, que a iluminação do estádio tem problemas.

 

O juiz colocou no documento oficial da partida o seguinte relato: “Informo que a iluminação é deficiente em alguns pontos do campo”. O julgamento dessa nova denúncia ainda não tem data marcada.