Botafogo-PB é condenado pelo STJD a pagar multa por iluminação ruim do Almeidão

A punição se baseia no Art. 191 do CBJD, que fala sobre “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento” de algo.

Por Raniery Soares

O Botafogo-PB foi julgado mais uma vez pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por causa da iluminação precária do Estádio Almeidão. Na primeira audiência, no dia 2 de julho, o Belo foi absolvido pelos auditores da 5ª Comissão Disciplinar, mas nesta terça-feira (14), a 3ª Comissão Disciplinar do órgão decidiu por uma multa de R$ 200 para o clube paraibano. A informação foi repassada ao Entre Linhas pela secretaria do STJD e ainda cabe recurso desta decisão.

A ação foi provocada pelo relato do árbitro Alinor Silva da Paixão, de Mato Grosso, na súmula da partida entre Botafogo-PB e Altos-PI, pela 5ª rodada da Série C. Ele colocou no documento oficial da partida o seguinte relato: “Informo que a iluminação é deficiente em alguns pontos do campo”.

A punição se baseia no Art. 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento” de algo, relacionado ao desporto. No caso em questão, a procuradoria da 3ª Comissão Disciplinar entendeu, de acordo com o relato do árbitro na súmula do jogo, que a responsabilidade por zelar pelas condições do ‘palco de jogo’ seria do Botafogo-PB, mandante na partida em questão e que aponta a referida praça esportiva como sua sede para os jogos.

No julgamento realizado no início de julho, referente à súmula do jogo entre Botafogo-PB e Ferroviário-CE, válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, alguns auditores votaram pela absolvição do time paraibano, com a justificativa de que: 1) o estádio pertence ao Governo do Estado da Paraíba; 2) este não era o primeiro jogo do ano realizado no estádio; 3) o relatório do delegado do jogo apontava que a iluminação estava em condições de jogo.

Ao Entre Linhas, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) afirmou que na semana passada foi feito um reparo na iluminação do Almeidão, com a reposição de reatores e lâmpadas que estavam queimados.

Botafogo-PB é condenado pelo STJD a pagar multa por iluminação ruim do Almeidão
O jogo entre Botafogo-PB x Manaus foi o primeiro após o reparo na iluminação (Foto: Raniery Soares/Entre Linhas)

Só resta ao futebol da Paraíba esperar para ver… Agora, uma coisa é certa: a iluminação do Almeidão é ruim, assim como de todos os outros estádios da Paraíba. Se você tiver dúvida, pergunte aos profissionais de imagem que trabalham semanalmente nestas praças esportivas (fotógrafos, cinegrafistas) ou às produtoras que transmitem as partidas para canais de televisão ou serviços de streaming.