Entre Linhas

Treze e Sousa disputam Copa do Nordeste 2022 após novo regulamento

Treze e Sousa vão disputar a Copa do Nordeste 2022 (Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa)

 

Treze, Sousa e mais 14 clubes devem ser beneficiados com a ampliação de vagas na Copa do Nordeste 2022. Uma mudança no regulamento, confirmada por dirigentes das federais estaduais, vai elevar de 20 para 36 o total de participantes no torneio. Destes, 24 estarão na pré-Copa do Nordeste.

Os dois paraibanos se juntam a Campinense (que joga direto na fase de grupos) e Botafogo-PB (que vai disputar a fase classificatória). Assim, os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe terão mais 2 representantes cada. Enquanto Ceará, Pernambuco e Bahia, estados mais bem ranqueados na CBF, terão mais 3 clubes participantes.

Após a definição, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, exaltou a ampliação da Copa.

“Essa conquista é fruto de uma das lutas que fazem parte da nossa gestão, desde o início. O futebol paraibano há tempos precisava ter mais vagas em uma competição tão importante como a Copa do Nordeste. Estou muito feliz e orgulhosa em saber que temos lutado por isso junto à CBF, Liga do Nordeste e Federação Paulista, por causa da Copa São Paulo, para que tenhamos cada vez representantes nestes importantes campeonatos, garantindo cada vez mais espaço ao futebol paraibano”, afirmou.

Veja também  Jejum de gols permanece, e desafio do Botafogo-PB aumenta na Série C

Com o novo formato, a Copa do Nordeste 2022 terá:

  • Primeira fase, com 16 clubes se enfrentando em jogo único, com mando de campo baseada no ranking da CBF;
  • Segunda fase, também em jogo único, disputada entre os 8 que passarem pela primeira fase e 8 times classificados por ranking;
  • Terceira fase, com o total de 8 clubes, desta vez se enfrentando em jogos de ida e volta;
  • Fase de grupos, com os campeões de cada estado (mais o 2º lugar de Bahia, Ceará e Pernambuco) e os 4 classificados do mata-mata da pré-Copa;
  • Fase eliminatória, seguindo o formato atual.