Treze e Sousa disputam Copa do Nordeste 2022 após novo regulamento

Treze e Sousa disputam Copa do Nordeste 2022 após novo regulamento
Treze e Sousa vão disputar a Copa do Nordeste 2022 (Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa)

Treze, Sousa e mais 14 clubes devem ser beneficiados com a ampliação de vagas na Copa do Nordeste 2022. Uma mudança no regulamento, confirmada por dirigentes das federais estaduais, vai elevar de 20 para 36 o total de participantes no torneio. Destes, 24 estarão na pré-Copa do Nordeste.

Os dois paraibanos se juntam a Campinense (que joga direto na fase de grupos) e Botafogo-PB (que vai disputar a fase classificatória). Assim, os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe terão mais 2 representantes cada. Enquanto Ceará, Pernambuco e Bahia, estados mais bem ranqueados na CBF, terão mais 3 clubes participantes.

Após a definição, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, exaltou a ampliação da Copa.

“Essa conquista é fruto de uma das lutas que fazem parte da nossa gestão, desde o início. O futebol paraibano há tempos precisava ter mais vagas em uma competição tão importante como a Copa do Nordeste. Estou muito feliz e orgulhosa em saber que temos lutado por isso junto à CBF, Liga do Nordeste e Federação Paulista, por causa da Copa São Paulo, para que tenhamos cada vez representantes nestes importantes campeonatos, garantindo cada vez mais espaço ao futebol paraibano”, afirmou.

Com o novo formato, a Copa do Nordeste 2022 terá:

  • Primeira fase, com 16 clubes se enfrentando em jogo único, com mando de campo baseada no ranking da CBF;
  • Segunda fase, também em jogo único, disputada entre os 8 que passarem pela primeira fase e 8 times classificados por ranking;
  • Terceira fase, com o total de 8 clubes, desta vez se enfrentando em jogos de ida e volta;
  • Fase de grupos, com os campeões de cada estado (mais o 2º lugar de Bahia, Ceará e Pernambuco) e os 4 classificados do mata-mata da pré-Copa;
  • Fase eliminatória, seguindo o formato atual.