Prefeitura de João Pessoa divulga novo decreto, mas público nos estádios segue proibido

Uma novidade neste novo decreto é a liberação da transmissão de jogos em bares e restaurantes, que estava proibida até então.

Por Raniery Soares

O novo (e aguardado) decreto com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em João Pessoa foi publicado. Mas, o torcedor ainda vai ter que aguardar mais um pouco para poder voltar aos estádios da capital paraibana. É que o documento não liberou a retomada de público nas praças esportivas, como estava sendo aguardado nestas últimas semanas.

Prefeitura de João Pessoa divulga novo decreto, mas público nos estádios segue proibido
Prefeitura de João Pessoa publica novo decreto, mas público nos estádios segue proibido (Foto: Phelipe Caldas / ge)

Em uma apuração feita por Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, jornalistas do blog Conversa Política, segundo a equipe do prefeito Cícero Lucena (PP), os detalhes em relação à liberação de público e como esta medida de flexibilização deve funcionar, serão afinados com o governador João Azevêdo (Cidadania), em conversas ao longo desta semana.

Uma novidade publicada neste novo decreto é a liberação da transmissão de jogos em bares e restaurantes, que estava proibida até então.

Fazendo um paralelo com eventos de outros segmentos como congressos, seminários, encontros científicos e casamentos, além espaços como circos, cinemas e teatros, estes podem funcionar com o limite de 50% da capacidade.

Precisam atender, claro, medidas como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal na entrada, além de seguir protocolos formulados pela Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa.

O público volta ou não aos estádios?

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse na sexta-feira (31), durante entrevista ao JPB1 das TVs Cabo Branco e Paraíba, que havia uma previsão para liberar até 30% da capacidade de público nas praças esportivas da capital paraibana. A expectativa era que já fosse neste novo decreto, publicado neste domingo (1º).

“Precisamos voltar ao normal. Precisamos respeitar a necessidade das pessoas, seja psicológica, mas também econômica. O compromisso de retomar a prática do esporte, principalmente do futebol, vamos fazer seguindo protocolos. Conversei com a Federação Paraibana de Futebol, com outras cidades que estão fazendo a mesma coisa e a nossa intenção é que já nesse novo decreto possamos flexibilizar, para que um time como o Botafogo-PB, que está disputando a Série C, com chances de ir para a Série B, tenha o conforto, a torcida e ao apoio para alcançar essa conquista, que será não só do Botafogo, mas da Paraíba”, disse Cícero Lucena.

Na semana passada, Cícero esteve reunido com a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, a fim de iniciar as discussões sobre o tema. Ela, inclusive, disse que recebeu um comunicado da CBF, solicitando que os estados elaborem com as autoridades sanitárias os protocolos necessários para concretizar o retorno gradativo do público aos estádios.