São Paulo Crystal vai disputar Série D pela primeira vez em 2022; confira anos de estreias de cada clube paraibano

Confira abaixo os anos de estreia de cada clube paraibano e o número de participações na Quarta Divisão

São Paulo Crystal fará a sua estreia na Série D. Foto: Elias Almeida / São Paulo Crystal

Em 2022, um dos clubes estreantes na Série D do Campeonato Brasileiro será paraibano. O São Paulo Crystal, com o acesso do Campinense para a Série C, nesse sábado, vai ser um dos representantes paraibanos, ao lado do Sousa, na competição. Quando entrar em campo pela Quarta Divisão, o Tricolor já terá 14 anos. Será a primeira vez do clube num Campeonato Brasileiro. 

O São Paulo Crystal, em seu segundo ano na elite do Campeonato Paraibano, chegou à semifinal. Disputou uma vaga na decisão do estadual com o Sousa, mas acabou perdendo o jogo único da fase por 1 a 0. Ficou com a quarta colocação do estadual e passou a ser Campinense e Sousa desde criancinha no segundo semestre. 

É que mesmo com a quarta colocação, o São Paulo Crystal precisava que apenas um dos dois clubes subissem para a Terceirona para herdar uma vaga na Série D do ano que vem. Com o acesso da Raposa, ela veio. 

A última estreia em Série D de um time paraibano havia sido em 2020, quando o Atlético de Cajazeiras disputou pela primeira vez a Quarta Divisão. Diferente do Tricolor, no entanto, o Trovão Azul já havia estreado em Campeonato Brasileiro. 

O clube sertanejo fez a sua primeira aparição em alguma série do Brasileirão em 2001, quando disputou a Série C, àquela altura a mais marginal série do cenário nacional. O Atlético de Cajazeiras ainda disputou mais duas vezes a Terceirona.

Anos de estreia de cada clube paraibano e número de participações na Série D

  • Atlético de Cajazeiras – 2020 (1 participação)
  • Botafogo-PB – 2013 (1 participação)
  • Campinense – 2012 (9 participações)
  • Treze – 2009 (6 participações)
  • Sousa – 2012 (4 participações)
  • Serrano-PB – 2019 (1 participação)