História do Campinense: tudo que você precisa saber!

Conheça a a história do Campinense, um dos principais clubes da Paraíba, os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe.

Taça da Copa do Nordeste marcou a história do Campinense – Foto: Reprodução/Campinense

Uma das três forças mais relevantes do futebol paraibano, a história vitoriosa do Campinense Clube o credencia como um dos expoentes do esporte no estado. O rubro-negro da Rainha da Borborema , seja pelas conquistas estaduais, regionais e até mesmo em nível nacional. 

O JORNAL DA PARAÍBA elaborou uma matéria especial sobre a história do Campinense Clube, um dos grandes da cidade de Campina Grande, trazendo curiosidades, títulos e também quais são os principais rivais do time da raposa. 

Conheça a história do Campinense

Fundado inicialmente em 12 de abril de 1915, o Campinense foi criado por um grupo de bacharéis, no entanto, o clube era voltado para outros esportes nos primeiros anos após o seu surgimento, e não tinha a prática do futebol incluída , como vamos mostrar a seguir. 

Origem do time

O time de futebol do Campinense teve origem somente em 1919, quando foi implantado o departamento de futebol pela primeira vez no clube. Porém, um ano depois da implantação, em 1920, a diretoria decidiu desativar o departamento, por conta de desavenças internas. A desativação não foi momentânea e acabou perdurando por muito tempo, tendo sido revogada somente 34 anos depois, em 1954. 

Em 1955, o clube passou a disputar a liga campinense de futebol, onde conseguiu muito sucesso nos anos seguintes. Com isso, os dirigentes à época começaram a discutir uma possível profissionalização do time que era amador, o que acabou acontecendo no final daquela década, com diversas contratações e também passando a pagar salários aos jogadores. 

A primeira partida de futebol da equipe aconteceu antes da profissionalização, no entanto, em junho de 1919, quando o Campinense venceu por 1 a 0 uma partida contra o América de Campina Grande

Origem do clube

O clube do Campinense surgiu antes do departamento voltado ao futebol, mais exatamente em 1915. Como uma agremiação social, era voltado à promoção de bailes carnavalescos, quermesses, festejos juninos, entre outros fins culturais. 

Para escolha do nome, várias reuniões foram feitas e o advogado Hortêncio de Souza Ribeiro sugeriu a denominação ‘Campinense’, que incluía não somente uma alusão ao nome da cidade de Campina Grande, mas também não deixava de fora o forte sentimento bairrista de cada um dos integrantes que ajudaram a fundar o clube. 

Cerca de 29 pessoas participaram da criação do Campinense. Veja a lista abaixo. 

Membros fundadores

Em 1915, 29 pessoas criaram uma das agremiações que se tornaria, décadas depois, uma das principais não somente em Campina Grande, mas em todo o estado. Naquele ano começava a história do Campinense. 

  • Acácio Figueiredo
  • Adauto Belo
  • Adauto Melo
  • Alberto Saldanha
  • Alexandrino Melo
  • Antônio Cavalcanti
  • Antônio Lima
  • Arnaldo Albuquerque
  • Basílio Agustinho de Araújo
  • César Ribeiro
  • Dino Belo
  • Elias Montenegro
  • Gilberto Leite
  • Gumercindo Leite
  • Horácio Cavalcanti
  • João Honório
  • José Amorim
  • José Aranha
  • José Câmara
  • Luiz Soares de Araújo
  • Manoel Colaço
  • Martiniano Lins
  • Nhô Campos
  • Sebastião Capiba
  • Severino Capiba
  • Sindô Ribeiro
  • Tertuliano Souto
  • Valdemar Candeia
  • José Pereira

Quais os títulos do Campinense? 

Jogadores do Campinese clube com medalhas no pescoço celebrando, erguendo taça de futebol, com confetes no ar.
História do Campinense conta com mais de 30 títulos – Foto: Reprodução/Campinense

Um dos times mais vitoriosos da Paraíba, a história do Campinense se construiu com muitos títulos. Ao todo são 35 conquistas, divididas em caráter regional e estadual ao longo de 107 anos de vida. Veja abaixo os principais títulos vencidos pela Raposa. 

Campeonato Paraibano 

O Campinense é o segundo maior vencedor da história do Campeonato Paraibano, a equipe de Campina Grande venceu a competição em 22 oportunidades na história, sendo a equipe com maior sequência de títulos no futebol paraibano, tendo conquistado um hexacampeonato de 1960 a 1965. 

Taça Campina Grande

Disputada entre 1926 e 2000, a Taça Campina Grande foi uma competição que reuniu equipes da Rainha da Borborema. O Campinense conseguiu levantar a taça da competição em uma única oportunidade, em 1996, quando venceu o Treze na final. Em outras várias ocasiões, a equipe também faturou os vice-campeonatos. 

Copa do Nordeste 

Diante de mais de 20 mil pessoas, no estádio Amigão, em Campina Grande, o Campinense venceu em 2013 a equipe do ASA de Arapiraca na partida de volta da final da Copa do Nordeste. Com o resultado do jogo de ida, vencido por 2 a 1, em Alagoas, o time rubro-negro precisava apenas empatar, mas embalado pela torcida a equipe tornou a vencer, desta vez por 2 a 0, e se tornou o primeiro time da Paraíba a ser campeão da competição regional. 

Em 2016, apenas três anos depois, o Nordeste poderia se colorir de preto e vermelho novamente, afinal o Campinense chegava a outra final da competição, desta vez contra o Santa Cruz, mas o final da história foi diferente e a equipe pernambucana faturou a taça naquela oportunidade. 

Taça Brasil/Zona Nordeste 

Em outra época da disputa do Campeonato Brasileiro, quando o torneio ainda se chamava ‘Taça Brasil’, existia a disputa regionalizada em primeiras fases da competição. Entre essas fases iniciais, estava a disputa entre times do Nordeste na zona com o nome da região. O time que vencia essa fase, garantia direito de enfrentar uma outra equipe na Zona Norte e Nordeste. 

Em 1962, o Campinense venceu essa primeira fase da Taça Brasil, quando em uma mulher de três, foi campeão em cima do Bahia. No mesmo ano, a equipe paraibana enfrentou o Sport na disputa pela Zona Norte/Nordeste, mas dessa vez saiu derrotada. 

Torneio Início Estadual 

Além da disputa à nível do principal torneio estadual, o tradicional Campeonato Paraibano, outras competições também aconteceram ao longo da história do futebol no estado. Um deles foi o Torneio Início, que foi disputado entre 1937 e 1994, que consistia na realização de um único jogo na abertura do Paraibano. Nessa competição, diversas conquistas estão na história do Campinense, que ao todo faturou seis vezes o torneio. 

O primeiro veio em 1964, a segunda vez em 1966, depois em 1973, 1975, 1977 e por fim, em 1980, antes da competição passar a não existir mais. 

Quantos títulos o Campinense tem?

Em termos de títulos considerados oficiais, o Campinense tem a marca de 35, o último conquistado em 2022, quando a equipe se sagrou campeã do Campeonato Paraibano ao derrotar o Botafogo-PB nos dois jogos da final. 

Troféus, medalhas e bolinhas de futebol sobre gramado verde, simbolizando os títulos do Campinense
Foto: Shutterstock

Qual o maior rival do Campinense? 

Como um dos principais representantes do futebol na Paraíba, o Campinense ao longo dos anos também colecionou ‘inimizades futebolísticas’. Em outras palavras, times que batem de frente com a Raposa surgiram conforme o sucesso do clube foi sendo construído. Atualmente, dois times que são conhecidos como os maiores rivais e adversários do Campinense, que no caso são Treze, também de Campina Grande, e o Botafogo-PB, de João Pessoa. Veja abaixo a história do Campinense em cada uma dessas rivalidades. 

Treze

O maior rival do Campinense é o Treze Futebol Clube. As duas equipes de Campina Grande fazem o ‘Clássico dos Maiorais’ desde 27 de novembro de 1955, quando em amistoso realizado no estádio Plínio Lemos, a partida terminou em vitória por 3 a 0 do Galo sobre a Raposa. 

A rivalidade já foi colocada à prova em 14 oportunidades na final do principal campeonato da Paraíba, o Campeonato Paraibano. 

Em números gerais, quem tem mais vitórias no Clássico é o Treze, com 141 triunfos. Enquanto isso, o Campinense detém até o momento 113 partidas vencidas. Nessas partidas, a Raposa já marcou 454 gols e o Galo, 501 gols. 

Botafogo-PB

Outro grande rival do Campinense está localizado na capital João Pessoa: o Botafogo-PB. Ambas as equipes fazem juntas o chamado ‘Clássico Emoção’, que coloca frente a frente as duas equipes que mais venceram títulos do Campeonato Paraibano em toda a história. 

Por falar em grandes feitos, na história do Campinense e do Botafogo-PB há ainda uma disputa nos feitos de cada equipe representando a Paraíba em competições fora do estado. Enquanto o Botafogo já venceu o título nacional da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2013, o Campinense ostenta a conquista da Copa do Nordeste no mesmo ano. 

As equipes já decidiram o Campeonato Paraibano 13 vezes. No retrospecto geral de confrontos, vantagem apertada para o Botafogo-PB, com 115 vitórias, contra 113 do Campinense. 

Qual o estádio do Campinense 

Estádio de futebol do Campinense, iluminado pelo sol
Campinense manda jogos no estádio ‘O Amigão’, em Campina Grande – Foto: Reprodução/Campinense

O Campinense costuma mandar os seus jogos em dois estádios, o principal deles, palco para a maioria das partidas e principais jogos, é o tradicional Estádio Governador Ernani Sátyro, mais conhecido como ‘O Amigão’, com capacidade para 19 mil torcedores e de propriedade do Governo da Paraíba. 

A primeira partida da história do Amigão aconteceu em 1975, quando em amistoso Campinense e Botafogo do Rio de Janeiro empataram em 0 a 0. 

Além disso, o Campinense também tem um estádio de sua propriedade, conhecido como Renato Cunha Lima ou ‘O Renatão’, que tem capacidade para 4 mil pessoas. Construído entre 2004, a outra casa da Raposa foi inaugurada em 2005 e atualmente serve como uma estrutura anexa ao centro de treinamento da equipe. 

Campinense: Elenco 2023

Em 2023, o Campinense começou a temporada disputando o Campeonato Paraibano, competição em que ficou somente na sexta colocação na fase classificatória e não conseguiu disputar o mata-mata em busca de mais um título estadual. 

Além disso, a equipe também disputou a Copa do Brasil neste ano, mas foi precocemente eliminada pelo Grêmio na terceira fase da competição. 

O último campeonato que resta para a Raposa até o restante do ano é o Campeonato Brasileiro Série D. Para a disputa do torneio, confira o elenco do Campinense abaixo. 

Elenco Campinense 2023

Técnico:

Luan Carlos 

Goleiros

Gabriel Félix, Gleibson, Matheus (base)

Laterais-direitos:

Thiago Ennes, João Carlos, Railan, Lucas Matias (base) 

Zagueiros: 

Diego Silva, William, Thawan, Heverton (base), Fredson, Anderson Sobral

Laterais-esquerdos: 

Bruno Collaço, Erick Vieira, Diego Maia

Volantes:

Guilherme Escuro, Pedro Tomaz, Bruno Henrique, Guilherme (base)

Meias:

Maicon Assis, Mateus Sabiá

Atacantes: 

Pedro Chinês, Thiaguinho, Gilvan, Alex Oliveira, Riquelme, Matheus Lagoa, Willian Anicete, Júnior Pirambu

Resumo

Nesta reportagem, você conheceu a história do Campinense, um dos principais clubes da Paraíba, os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe, que tem várias das principais marcas do futebol no estado. 

Além disso, você acompanhou também quais são os rivais do Campinense no Campeonato Paraibano, como Treze e Botafogo-PB. 

Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre o Campinense, acesse o Jornal da Paraíba para ver mais conteúdos especializados sobre o futebol paraibano e outros esportes.