João Pessoa é sede de Campeonato Brasileiro de Nado Sincronizado

É a primeira vez que a Paraíba sedia uma competição de grande porte da modalide.

A tarde desta quinta-feira marcou o início do Campeonato Brasileiro de nado sincronizado, que vai até o próximo domingo e está sendo realizado nas piscinas da Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede). É a primeira vez que a Paraíba sedia uma competição de grande porte da modalidade. Motivo de satisfação para o presidente da Federação Paraibana de Desportos Aquáticos, Antonio Meira Leal (Toinho), que aposta no crescimento do esporte.

“Quando a gente traz um evento deste pra cá, é claro que pensamos em difundir a prática do nado sincronizado. Até já havíamos sediado competições da modalidade, mas bem menores. Nada deste porte. Acredito que teremos um excelente nível técnico, principalmente porque as principais delegações estão presentes. Inclusive um pessoal do Peru, que foi convidado e veio abrilhantar ainda mais o torneio”, disse Toinho.

Enquanto se diz satisfeito por ter conseguido trazer o Brasileiro para a cidade, o dirigente revela estar preocupado com a saída das principais revelações paraibanas para grandes centros. E cita o exemplo de Thafnnys Milka, que recentemente deixou a Paraíba para treinar no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

“Estamos tentando diminuir este êxodo. Já demos entrada na Lei do Incentivo ao Esporte e temos tentado outras maneiras de trazer apoio para o pessoal que fica aqui. É claro que não queremos perder nossos atletas. Precisamos dar um jeito de segurá-los, mas ao mesmo tempo permitir que todos eles possam crescer e evoluir”, constatou.

Segundo Toinho, apesar das dificuldades da competição, as paraibanas têm grandes chances de conquistar um bom resultado. Ele destaca os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas equipes do Cief, que treinam no local do evento, e do Colégio Marista Pio X, para justificar o seu otimismo. “Temos um time treinando no Cief e outro treinando no Marista. E ambos vão brigar para fazer uma campanha significativa”. (Especial para o JP)