Treze e Campinense: tudo sobre o ‘clássico dos maiorais’

Os dois maiores times de Campina Grande fazem um dos principais clássicos da Paraíba. Confira a história, curiosidades e tudo mais sobre Treze e Campinense.

Treze e Campinense fazem o Clássico dos Maiorais em Campina Grande – Foto: Divulgação

Um dos confrontos de maior rivalidade entre duas equipes no futebol do estado da Paraíba é composto por Treze e Campinense, os dois principais times de Campina Grande, a ‘Rainha da Borborema’. 

Tanto Campinense quanto Treze ostentam diversas marcas das mais importantes em toda a história do futebol paraibano. A Raposa já foi campeã do Nordeste, o Galo da Borborema é um dos times com mais taças em âmbito estadual, entre outros feitos. 

O JORNAL DA PARAÍBA conta um pouco da história dessa rivalidade, desses clubes e também curiosidades sobre o confronto.  

Treze e Campinense, o clássico dos maiorais

O confronto e a rivalidade entre as equipes teve início no longínquo ano de 1955, em 27 de novembro, em um amistoso realizado no antigo Estádio Plínio Lemos. Naquela ocasião, uma vitória histórica do Treze, por 3 a 0. 

Como surgiu a rivalidade entre Treze FC e Campinense

Depois do primeiro jogo na história entre as equipes, ainda não havia se instalado a tão famosa rivalidade, até que dois anos depois, outra partida de grande relevância na construção da rivalidade entre as equipes foi uma partida válida pela Liga Campinense de futebol, em 1957. 

Naquela oportunidade, o Galo venceu por sonoros 4 a 0 a Raposa. Essa derrota fez com que o time rubro-negro tivesse o orgulho ferido e iniciasse um projeto de profissionalização do futebol da equipe nos anos posteriores, para montar uma equipe que pudesse superar o adversário. 

No entanto, além dessas duas primeiras partidas de jejum do Campinense no clássico, a sequência sem vitórias se estendeu por mais quatro partidas diretas entre os times. Esse ‘tabu’ durou até 13 de outubro de 1957 no estádio Presidente Vargas, quando o duelo entre Treze e Campinense terminou com vitória da Raposa por 2 a 1, em amistoso feito para homenagear o aniversário da cidade de Campina Grande. 

Esse período consolidou a rivalidade das duas equipes e impulsionou Treze e Campinense como os dois maiores representantes de Campina Grande no futebol. 

O maior clássico do Nordeste 

Os embates acalorados entre Treze e Campinense ao longo das décadas fez com que o país inteiro também conhecesse o poder desse jogo e a capacidade que os times têm de levar multidões aos estádios e também promover grandes espetáculos. Muito por conta desses fatores, em 2013, a Revista Época fez uma pesquisa, que contou com cerca de 26.209 votos, no qual as pessoas elegeram o clássico Campinense x Treze como o 9º maior de todo o país. Isso colocou o ‘Clássico dos Maiorais’ como a maior rivalidade dentro do futebol do nordeste, à frente de embates como Bahia e Vitória, que ficou em 10º, Santa Cruz e Sport, em 11º, e Ceará e Fortaleza, em 15º. 

Quais foram os melhores confrontos entre Campinense e Treze?

Jogador do Campinense prestes a dominar a bola no peito ou de cabeça, e adversário de camisa branca marcando, simbolizando os melhores confrontos entre Treze e Campinense
Foto: Daniel Lins/Campinense

Além dos primeiros confrontos entre as duas equipes no começo da rivalidade que foram muito importantes para criação do próprio clássico como conhecemos atualmente, Treze e Campinense já protagonizaram algumas grandes partidas, seja pelo Campeonato Paraibano, seja por divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Veja abaixo alguns confrontos históricos. 

Confrontos nacionais entre Treze e Campinense

Treze e Campinense se enfrentaram pelo Brasileirão de 1979, em partida válida pelo grupo da da competição que tinha incríveis 94 clubes de todo o país participando. Naquela ocasião, vitória para o time rubro-negro por 1 a 0, pelo grupo D da competição. 

No ano seguinte, em 1980, as equipes tornaram a se enfrentar pela Taça de Prata , em jogo válido pelo grupo C. Desta vez, o embate terminou empatado em um emocionante 2 a 2, na casa do time raposeiro. 

Alguns anos mais tarde e desta vez por divisões inferiores da pirâmide do futebol brasileiro, uma vitória para cada lado, em 2003, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. No primeiro jogo pela competição, vitória do Campinense por 3 a 0, em casa, depois disso o Treze deu o troco e conseguiu vencer por 2 a 1, com seu mando de campo. 

Também pela Série C, mas de 2004, outros dois resultados iguais entre as duas equipes. Um 2 a 2 na casa do Galo e um 0 a 0 com mando do Campinense. 

Confrontos estaduais entre Treze e Campinense

No retrospecto geral, Treze e Campinense já se encontraram em 14 oportunidades para decidir o Campeonato Paraibano. Esses embates representam alguns dos mais marcantes entre os dois times. 

Contando apenas o recorte deste século, os dois rivais de Campina Grande já se enfrentaram três vezes para decidir o principal torneio estadual em âmbito paraibano. A primeira vez foi em 2004, com título do Campinense. 

Quatro anos depois, mais um confronto, com mais um triunfo do time rubro-negro da Raposa. Posteriormente a isso, por 12 anos os times ficaram sem decidir o paraibano. O reencontro aconteceu apenas em 2020, quando o Treze venceu sua primeira final contra o maior rival no século e faturou o tão aguardado título. 

Qual a maior torcida?

Torcedora celebrando na arquibancada lotada, simbolizando
Foto: Shutterstock.

Várias pesquisas aconteceram nos últimos anos para determinar o tamanho das torcidas na Paraíba. Duas delas podem ser vistas abaixo: a primeira em 2011, apontou o Treze como a maior torcida da Paraíba, e outra mais recentemente, em 2014, também apontou o time do Galo com o maior número de torcedores no estado. 

Já de acordo com pesquisa Datafolha realizada em 2019, o time preferido pelos paraibanos é o Botafogo-PB, que na época tinha 26% da torcida no estado.

Torcida do Campinense

Em pesquisa realizada em 2011, pelo Instituto DataVox, foram entrevistados 4.213 torcedores ao todo, no entanto, apenas 40,9% destes disseram torcer para times paraibanos.

Entre os torcedores dos times do estado, a segunda maior torcida apontada pela pesquisa ficou com a do Campinense, com 21,1%. 

No levantamento mais recente, também feito pelo Instituto DataVox, em 2014, o Campinense caiu da segunda posição do ranking de maior torcida para a terceira, apesar do percentual subir um pouco, para cerca de 22,4%. 

Torcida do Treze 

Na primeira pesquisa do Instituto DataVox, o Treze aparece com a maior quantidade de torcedores na Paraíba. Dentre o público que disse torcer para algum time paraibano, 40,1% disseram que têm preferência pelo Treze. 

Em 2014, a porcentagem de torcedores do Galo diminuiu na nova pesquisa, para 36,1%, no entanto, a equipe manteve a liderança no ranking de torcedores. 

Quem tem mais sócio-torcedor?

Em números mais recentes divulgados pelo Campinense, em seu site oficial, a equipe da Raposa tenta alcançar a marca de 2 mil sócios-torcedores oficiais, mas o clube não divulgou uma quantidade exata de sócios. 

Já o Treze, em seus canais oficiais de divulgação, não revela a quantidade de sócios ativos atualmente. 

Quantas vezes o Treze foi campeão paraibano?

Campeão em 2023 contra o Sousa, em disputa emocionante nos pênaltis, o Treze alcançou seu 17º título do Campeonato Paraibano. A primeira conquista veio em 1940 e outros 21 vice-campeonatos foram obtidos pelo Galo da Borborema em sua história. 

Com essa quantidade de títulos, o Treze aparece na terceira colocação entre os times com mais taças do Campeonato Paraibano. 

Quantas vezes o Campinense foi campeão paraibano?

O segundo maior vencedor do campeonato estadual é o Campinense, com 22 conquistas. A última veio em 2022, quando a equipe venceu o Botafogo-PB, em outro clássico paraibano, para conquistar a taça novamente. O primeiro título veio em 1960, quando inclusive aquele time conseguiu um recorde que persiste até os dias de hoje: o Campinense é o único do estado a vencer seis estaduais em sequência, sendo hexacampeonato paraibano com os títulos de 1960 até 1965. 

Além disso, são 10 vice-campeonatos do time raposeiro nas edições em que disputou do Campeonato Paraibano na história. 

Quem tem mais títulos?

Capitão do Campinense levantando a taça do título da Copa do Nordeste em 2013, com outros jogadores com medalhas no pescoço celebrando ao redor do capitão
Campinense Clube foi campeão da Copa do Nordeste em 2013 – Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Um dos aspectos que mais geram debate entre as torcidas é a disputa de qual time tem mais títulos. Com as torcidas do Campinense e do Treze não seria diferente, por isso abaixo você pode conferir um balanço com os títulos de cada equipe. 

Campinense

O Campinense oficialmente tem 30 taças erguidas. Além dos títulos paraibanos, a equipe venceu a Copa Paraíba de 2006, o Torneio Início em seis oportunidades, entre 1964, 1966, 1973, 1975, 1977 e 1980. Para fechar a conta, o principal título da equipe na história veio em 2013, quando a Raposa bateu o ASA de Arapiraca, para vencer o primeiro título da Copa do Nordeste para a Paraíba.

Treze

Oficialmente, o Treze tem 20 títulos conquistados. Além das 17 taças do Campeonato Paraibano, outras conquistas estão na galeria de troféus do clube, como o Torneio Pernambuco-Paraíba, em 1961, e o Torneio Paraíba-Rio Grande do Norte de 1980. 

Outros grandes momentos históricos do Galo são celebrados pela torcida. Em 1986, o Treze liderou o grupo E do Torneio Paralelo (considerado a Série B daquele ano) e que não contou com fase final, mas levou o time à Série A no ano seguinte – junto com Central (PE), Criciúma (SC), Inter de Limeira (SP).

Já em 2005, o Treze FC chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil – quando caiu nos pênaltis para o campeão daquela edição, Fluminense. 

Resumo 

Nesta reportagem, você conheceu a história do ‘Clássico dos Maiorais’ entre Treze e Campinense, uma das principais rivalidades da Paraíba e de todo o Brasil. 

Além disso, você acompanhou você viu também os seus títulos de cada equipe, os principais jogos entre eles na história e outras curiosidades. 

Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre o Campinense e o Treze, acesse mais notícias sobre o futebol paraibano e outros esportes.

Treze e Campinense

Treze e Campinense fazem o Clássico dos Maiorais em Campina Grande – Foto: Divulgação