Centenas de caranguejos mortos são achados na praia de Acaú, em Pitimbu

Moradores enviaram fotos dos caranguejos mortos e prefeitura coletou amostras para investigar causa. Sudema informou que vai apurar a situação.

Caranguejos mortos em Pitimbu

Centenas de caranguejos mortos foram achados na praia de Acaú, em Pitimbu, Litoral Sul paraibano, no início desta semana. O caso se tornou público na noite da quinta-feira (2), quando as imagens dos animais na praia foram divulgadas por moradores da região.

Segundo o conselheiro da reserva extrativista Acaú-Goiana, Antônio dos Santos Alves, esta foi a primeira vez que a reserva se deparou com a morte de centenas de animais. Ele explicou em nota à TV Cabo Branco que amostras foram coletadas e que devem ser analisadas para saber o que motivou a morte.

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Pitimbu informou que biólogos do órgão também estiveram no local e fizeram a coleta de amostras dos caranguejos e da água, para serem analisadas. A secretaria disse ainda que nesta sexta-feira (3) deve ser divulgado um relatório técnico.

O órgão que vai fazer a investigação da causa da morte dos caranguejos é a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), que informou que uma equipe deve visitar a cidade também nesta sexta-feira para coletar água e verificar se há resquícios de algum material no local que possa ter causado a morte dos animais.