Cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Portaria publicada no DOU lista 19 cidades paraibanas em situação de emergência por conta da estiagem.

Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência por conta da estiagem em 19 cidades da Paraíba. O reconhecimento foi formalizado numa portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26).

Com a nova portaria, o total de municípios da Paraíba em situação de emergência devido à estiagem, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chega a 52.

Cidades como Patos, no Sertão da Paraíba, e Areia, no Brejo paraibano, estão entre as que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal (confira a lista completa ao fim da matéria).

Situação de emergência

A medida permite que os municípios listados solicitem recursos federais para atendimento à população afetada pela estiagem. Os recursos são usados, principalmente, na compra de água e no aluguel de caminhões-pipa, além de cestas básicas.

O municípios em estado de emergência poderão solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados e, após aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.

Cidades em situação de emergência reconhecida pelo MDR nesta terça (26)

  1. Areia
  2. Assunção
  3. Barra de São Miguel
  4. Bom Jesus
  5. Congo
  6. Coxixola
  7. Cubati
  8. Jericó
  9. Joca Claudino
  10. Maturéia
  11. Montadas
  12. Parari
  13. Patos
  14. Pedra Lavrada
  15. São Bentinho
  16. São Bento
  17. São José do Sabugi
  18. Serra Branca
  19. Triunfo