Eclipse solar anular: veja 11 curiosidades sobre o sol

O Sol é a única estrela do sistema solar e está a 150 milhões de quilômetros da Terra.

Onde ver o eclipse em João Pessoa

Um eclipse solar anular irá acontecer no dia 14 de outubro e João Pessoa vai ser uma das melhores capitais de todo o Brasil para observar o fenômeno devido à sua localização geográfica e pela forma como o evento astronômico vai acontecer. O Jornal da Paraíba listou 11 curiosidades sobre a única estrela do sistema solar.

1. Eclipses solares

Eclipse solar anular: veja 11 curiosidades sobre o sol
Eclipse solar anular será visto na Paraíba – Foto: Bruna Cairo

Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, seja de forma total ou parcial. Ao todo, existem quatro tipos de eclipses solares: o eclipse total, anular, parcial e híbrido.

O eclipse que vai ocorrer no dia 14 de outubro é um eclipse anular, que é quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas quando o satélite natural está em seu ponto mais distante da terra, chamado de perigeu.

2. Do que o sol é feito?

O Sol é uma estrela composta de hidrogênio e hélio que fica no centro do sistema solar. A Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (Nasa) estima que o Sol tenha 4.5 bilhões de anos de idade.

3. 150 milhões de quilômetros da Terra

O Sol está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra e, sem sua energia, a vida como conhecemos não poderia existir no planeta Terra.

4. Única estrela do sistema solar

O Sol é a única estrela do sistema solar. Ele é o centro desse sistema e todos os planetas, asteroides, cometas e pequenos detritos espaciais giram em torno dele.

5. Maior objeto do sistema solar

Além de única estrela, o Sol é o maior objeto do sistema solar. Seriam necessárias 1.3 milhões de Terras para caber dentro do sol.

O campo gravitacional do Sol “segura” todo o sistema solar, mantendo os planetas e outros objetos espaciais orbitando em sua volta.

6. Sem luas

Eclipse solar anular: veja 11 curiosidades sobre o sol
Foto: Agência Brasil

Ao contrário da Terra, de Saturno e Plutão, o Sol não tem nenhuma lua. Em compensação, o Sol é orbitado por oito planetas, pelo menos cinco planetas anões, 10 mil asteroides e três trilhões de cometas e corpos congelados.

7. Super quente

A temperatura do núcleo do Sol é cerca de 15 milhões de graus celsius. O núcleo é quente o suficiente para sustentar uma fusão nuclear.

Essa característica cria uma pressão externa que sustenta a massa do Sol, impedindo-o de entrar em colapso.

8. Coroa Solar

Eclipse solar total em 21 de agosto de 2017, no Oregon.
Eclipse solar total em 21 de agosto de 2017, no Oregon. Foto: divulgação/ NASA/Aubrey Gemignani.

Acima da superfície do Sol, há uma cronosfera e uma coroa. É nessa coroa que se pode ver proeminências solares, erupções e ejeções de massa coronal, que são explosões gigantes de energia e partículas que podem atingir a Terra.

9. Visão da Terra

Eclipse solar anular: veja 11 curiosidades sobre o sol
Pôr do Sol na Praia do Jacaré – Foto: Reprodução

A parte do Sol que os terráqueos veem do Sol, que é comumente chamada de superfície, é chamada de Fotosfera.

Diferente da Terra, o Sol não tem uma superfície sólida já que é feito de plasma.

10. Fonte de poder na cultura pop

Para muitos personagens da cultura pop o Sol é uma fonte de poder, como por exemplo, o Superman (DC) fica mais forte quando exposto à luz solar e o Mancha Solar, um héroi brasileiro da Marvel que absorve a energia do Sol e a usa para voar e disparar rajadas de plasma.

11. Inspiração para músicas

O Sol é frequentemente inspiração para temas de músicas. Podemos citar ‘O Sol’ de Vitor Kley, ‘Luz do sol’ de Caetano Veloso e ‘Lugar ao Sol’ de Charlie Brown Jr.