Eclipse parcial lunar: entenda o fenômeno e como observar na Paraíba

Eclipse lunar pode ser visto tranquilamente a olho nu, mas o melhor é utilizar binóculos ou telescópios para observar a Lua em maiores detalhes.

Eclipse lunar – Foto: Observatório Bareket/Divulgação

Após eclipse anular solar, a Paraíba vai poder observar neste sábado (28) um eclipse parcial lunar. O Jornal da Paraíba apurou como esse fenômeno pode ser visto de maneira segura, como tirar fotos e quais são os tipos de eclipses lunares.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, João Pessoa será um dos melhores locais do Brasil para se observar esse eclipse. Ainda segundo Zurita, a Lua está prevista para nascer às 17h09 já eclipsada.

“Como estamos no extremo oriental do país, poderemos ver a Lua nascer mais cedo já parcialmente eclipsada”, explicou Zurita.

O que é um eclipse lunar?

Diferente de um eclipse solar, um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se aliam.

Nesse caso, a Lua pode ficar totalmente ou parcialmente coberta pela sombra da Terra.

Tipos de eclipses lunares

Segundo Marcelo Zurita, existem 3 tipos de eclipses lunares: total, parcial ou penumbral. Entenda como cada um ocorre abaixo:

Eclipse total lunar

Esse eclipse ocorre quando o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua é perfeito. Onde a Lua entra completamente no cone de sombra que é formado pela Terra.

Além disso, em um eclipse total a Lua assume uma coloração avermelhada e por isso, o fenômeno também é conhecido como “Lua de Sangue”. Veja abaixo.

Eclipse parcial lunar: entenda o fenômeno e como observar na Paraíba
Marcelo Zurita/Arquivo pessoal

Eclipse parcial Lunar

Já o eclipse parcial lunar, que é o poderá ser visto da Paraíba, ocorre quando a Lua entra parcialmente no cone de sombra da Terra. Por isso ela não chega a escurecer totalmente e geralmente não fica avermelhada.

Eclipse penumbral lunar

O eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra na penumbra da Terra. Essa área de penumbra é uma região de luminosidade reduzida porque a Terra está bloqueando parcialmente a luz solar.

Durante um eclipse penumbral, um observador na Lua veria o nosso planeta eclipsando parcialmente o Sol.

Observação do eclipse

Ainda segundo Zurita, o eclipse lunar pode ser visto tranquilamente a olho nu, mas o melhor é utilizar binóculos ou telescópios para observar a Lua em maiores detalhes e a evolução da sombra da Terra em sua superfície.

O especialista dá a dica que os melhores locais são aqueles com horizonte leste desobstruído já que a Lua deve nascer já parcialmente eclipsada.

Eventos

O Céu em sua Casa: observação remota

A Associação Paraibana de Astronomia vai participar de uma live de transmissão do eclipse promovido pelo Observatório Nacional (ON), o projeto ‘O Céu em sua Casa: observação remota’ e será – inclusive – retransmitido internacionalmente através do site Time and Date.

Além de exibir imagens do eclipse no YouTube, os astrônomos vão, como de costume, conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas.

Previsão do Tempo

De acordo com a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), no decorrer do dia o tempo deverá permanecer com sol, favorecendo aos registros de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no setor centro/oeste do Estado, no período da tarde. Apenas na faixa litorânea poderão ocorrer chuvas rápidas e pontuais.