João Pessoa tem observação pública de Saturno neste sábado (26)

Ação tem como objetivo a divulgação do Eclipse Anular do Sol que ocorrerá em 14 de outubro.

Saturno, o planeta dos anéis. Foto: divulgação/Marcelo Zurita.
Uma observação pública de Saturno acontece neste sábado (26), a partir das 18h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A ação está sendo promovida pela Associação Paraibana de Astronomia e tem como objetivo a divulgação do Eclipse Anular do Sol que ocorrerá em 14 de outubro, e aproveita a oposição de Saturno, que é o melhor momento para observar o astro. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades que vão poder observar o planeta através de telescópios.

De acordo com o astrônomo amador e membro da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, essa aproximação acontece porque tanto a Terra quanto Saturno giram ao redor do Sol, enquanto a Terra leva apenas um ano para completar uma volta ao redor do Sol, Saturno leva 29 anos para fazer esse feito.

A aproximação entre os dois planetas ocorre a cada 378 dias quando a Terra ultrapassa a órbita de Saturno, deixando o planeta em oposição ao Sol, ou seja, deixando Saturno na direção oposta ao Sol, que é o melhor momento para observar o Planeta dos Anéis. 

Observação a olho nu

Segundo Marcelo, sim. Assim como Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, Saturno – que é o mais distante de todos – também pode ser visto a olho nu, mas apenas como um pontinho amarelo no céu.

Durante essa oposição, Saturno surgirá na direção leste logo no início da noite, ficando mais alto no céu a cada instante por toda a noite. 

Observação por telescópios

Zurita explica que observar o planeta através de um telescópio é a melhor opção, já que é possível ver com mais detalhes os anéis de Saturno e suas luas. Marcelo acrescenta que essa observação também pode ser feita através de um binóculo com uma boa capacidade de aumento. 

Aproximação de Saturno e o eclipse anular

Marcelo explica que não há uma relação entre os dois fenômenos. Contudo, há uma relação da próxima superlua azul com o eclipse anular. 

O eclipse solar acontece durante a lua nova, cerca de 14 dias após a lua cheia. Zurita explica que a superlua ocorre quando a  lua está mais próxima da Terra e 14 dias depois a lua estará mais distante da Terra.

O eclipse acontecerá no período em que a lua está mais distante da Terra, e por isso ela não conseguirá cobrir o sol completamente, se tornando um eclipse anular. 

Assim, quando o eclipse acontecer, irá se formar um anel de fogo ao redor da lua.