‘Nuvem funil’ é registrada em Guarabira; entenda fenômeno

De acordo com meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o fenômeno da ‘Nuvem Funil” que foi visto nos céus de Guarabira, no Brejo da Paraíba, acontece muito rapidamente e não oferece perigo.

Nuvem funil é registrada nos céus de Guarabira, na Paraíba – Foto: TV Cabo Branco

Uma ‘nuvem funil’ foi registrada por moradores da cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, na tarde desta terça-feira (28). O fenômeno climático é comum e não oferece perigo aos moradores, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). 

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, tecnicamente o fenômeno da nuvem funil é conhecido como ‘nuvem cumunimbus’, que é conhecido principalmente por formar estruturas parecidas com um funil e apresentarem formatos verticais. 

“A nuvem formou um funil, porque tem um sistema de baixa pressão e o encontro de massas de ar diferentes, como temperatura e umidade. Quando isso se junta, ela forma essa região de baixa pressão e modifica o vento, que começa a se movimentar como espiral”, explica. 

Em termos de ineditismo climático, a meteorologista conta que o fenômeno acontece de forma corriqueira em todas as regiões do Brasil, por apresentar características relativamente comuns. 

“É comum em qualquer lugar. Tem a estabilidade, tem as massas de ar. Como estava muito quente, o sistema que estava atuando passou por esse contraste climático muito brusco, então acontece isso. É só ter a condição realmente para formar a nuvem”, disse. 

Além disso, Marle relatou também que o fenômeno não pode ser considerado um estágio inicial de um tornado, que só se caracterizaria quando tocasse o solo, e não oferece nenhum perigo à população de Guarabira, já que costuma ser algo passageiro.