Esquema de trânsito para o São João 2023 de Campina Grande é divulgado

Desvio será implantado nos arredores do Parque do Povo durante a festa, que começa na próxima quinta-feira (1º) e vai até o dia 2 de julho.

Em Campina Grande, transporte de ônibus vai ser de graça em alguns dias de dezembro e 2024 – Foto: Divulgação/STTP

O plano operacional de trânsito para o São João 2023 de Campina Grande foi divulgado, nesta segunda-feira (29), pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da cidade. Conforme o documento, um desvio será implantado nos arredores do Parque do Povo durante a festa, que começa na próxima quinta-feira (1º) e vai até o dia 2 de julho.

De acordo com o plano, a partir das 19h dos dias de festa, um desvio será implantado nas imediações do Parque do Povo, com objetivo de garantir a fluidez na região.

Dessa forma, os veículos que vierem sentido bairros – Centro, pela Avenida Floriano Peixoto, devem convergir à direita pela rua Melo Leitão (na lateral da Igreja Presbiteriana) e seguir pela Praça do Trabalho, em direção à Lino Gomes e ao Parque do Povo. Já os veículos que vierem pela Câmara Municipal (na rua Santa Clara), terão que seguir à direita pela Floriano Peixoto.

Quem estiver na Lino Gomes, na altura da esquina com a Paulino Raposo, poderá convergir à esquerda indo em direção ao Terminal de Integração de Passageiros e rua Pedro II. A mudança deve diminuir o fluxo de veículos nos arredores do Açude Novo.

Estacionamentos

Os estacionamentos serão divididos em categorias para: táxis; mototáxis; ônibus de turismo; idosos e deficientes; embarque e desembarque; zona azul. Todas as áreas de estacionamento são nos arredores do Parque do Povo, como nas ruas Treze de Maio e Desembargador Trindade.

Os ônibus de turismo devem ficar próximo ao Açude Velho, e os veículos de embarque e desembarque também ficarão nos arredores do local onde se concentram os shows.

Ônibus

Com relação aos ônibus, a STTP informou que haverá um reforço especial na frota de ônibus no turno da noite, para garantir que as pessoas que vão até o Parque do Povo tenham transporte para voltar aos bairros.

Um “Ônibus do Forró” levará os forrozeiros até o distrito de Galante, onde também acontecem shows da programação do São João 2023 de Campina Grande. A viagem no veículo temático custará o mesmo valor da passagem de ônibus do transporte público para os bairros (R$ 4,10).

Logística

Pelo menos 60 agentes de trânsito estarão dando apoio logístico ao fluxo de veículos durante o São João 2023 de Campina Grande. Os agentes darão apoio tanto no entorno do Parque do Povo quanto nos distritos da cidade, como Galante e São José da Mata, e em vários outros pontos, como no Quadrilhódromo e no Salão do Artesanato.

Um drone também deve auxiliar no monitoramento aéreo do fluxo de trânsito, além do monitoramento viário por câmeras, que deve ser usado para identificar possíveis pontos de conflito e garantir a intervenção das equipes.