1ª vez: TV digital é transmitida com tecnologia nacional

PUC do Rio Grande do Sul fez, nesta quinta-feira (5), teste que vai permitir o barateamento dos trasmissores.

Da Agência Brasil

A primeira transmissão para TV digital com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi realizada nesta quinta-feira (5), no campus central da universidade, em Porto Alegre.

Segundo o coordenador do Centro de Pesquisa em Tecnologias Wireless (CPTW), Fernando de Castro, a tecnologia em teste vai permitir o barateamento dos transmissores, contribuindo para que as transmissões para TV digital cheguem mais rápido em todas as regiões do Brasil.

Ele explicou que o projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma iniciativa que vai beneficiar as empresas de radiodifusão no país, com um barateamento de cerca de 50% com a adaptação para a nova tecnologia.

O centro, segundo o professor, desenvolveu um modulador digital, que é o "coração" da camada física do sistema de transmissão. “O chip será feito na Alemanha, e até o final deste ano deve estar disponível no país”, informou o coordenador do projeto. Segundo Castro, “este é o primeiro chip para TV digital desenvolvido no Brasil e o mais complexo feito no país até hoje”.

Veja também  Notícias de hoje: protesto na Pedro II, Campinense rebaixado e morte de Leandro Lo