Creche em SC pode suspender atividades após registrar gripe A

Menina matriculada foi infectada e está isolada em casa, em Florianópolis. Número de casos confirmados de Influenza A subiu para 35 no país.

Do G1

O Ministério da Saúde recomendou neste sábado (6) a suspensão das atividades de uma creche em Florianóplis, Santa Catarina, onde estuda uma criança que foi infectada pelo vírus Influenza A (H1N1). Segundo o órgão, não há nada que indique surto, mas a orientação se caracteriza como uma medida preventiva para evitar novos casos da gripe.

O caso da contaminação da criança foi confirmado na sexta-feira (5). A paciente teve contato próximo com uma pessoa diagnosticada com a doença anteriormente, que foi infectada no exterior. Trata-se, portanto, de um caso autóctone (quando a transmissão ocorre dentro do país). A criança está em isolamento domiciliar e passa bem.

“A aluna divide seu espaço de atividades com outras 19 crianças. A suspensão é indicada até o fim dos sintomas da doença. Todas as crianças e funcionários, bem como seus contatos próximos, estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde estaduais e municipais”, destaca nota divulgada neste sábado (6) pelo ministério.

Casos confirmados

O boletim divulgado nesta tarde confirma quatro novos casos de influenza A no país. Os pacientes infectados são de São Paulo (2), Rio de Janeiro e Tocantins. Com os registros deste sábado, sobe para 35 o número de casos confirmados da doença no país.

Segundo o ministério, dois dos pacientes que entraram na lista de contaminados pelo vírus da nova gripe estiveram no exterior e se encontram em isolamento domiciliar. Ambos passam bem.

Veja também  Renegociação de débitos com a Prefeitura de João Pessoa pode ser feita até sexta-feira (8)

Um dos pacientes de São Paulo tem o local provável de infecção em investigação, pois esteve no exterior e contato próximo, no Brasil, com outra pessoa diagnosticada com a doença. Ele também está em isolamento domiciliar e fora de riscos.

Já o caso de Tocantins se refere a uma pessoa que teve contato com um paciente que contraiu a nova gripe fora do Brasil. Ele também está isolado para evitar a contaminação de pessoas próximas e passa bem.

Transmissão ‘limitada’

Segundo o boletim, mesmo com a detecção de nove casos de transmissão autóctone, o governo considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada do vírus de pessoa a pessoa, tendo em vista que todos esses casos têm vínculo epidemiológico com casos importados.

Os casos confirmados no país estão distribuídos entre São Paulo (15), Rio de Janeiro (8), Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (3), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).

Outros 35 casos suspeitos de Influenza A estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde em todo o país. “As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial”, informa o boletim.

De acordo com o último relatório da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), já foram registrados 24.665 casos da doença, em 69 países do mundo.