Junior Cordeiro é destaque do 2º dia do Festival de Inverno de Campina Grande

A 44ª edição do Festival foi aberta neste quinta-feira, com homenagem a Jackson.

Junior Cordeiro é destaque do 2º dia do Festival de Inverno de Campina Grande
Junior Cordeiro se apresenta na às 21h na Praça da Bandeira, nesta sexta-feira (16). Foto: divulgação

O cantor Junior Cordeiro, conhecido como o Bruxo do Cariri Velho, vai celebrar 14 anos de carreira no segundo dia do Festival de Inverno de Campina Grande. A 44ª edição do festival, que homenageia Nelson Gonçalves e Jackson do Pandeiro, teve início nesta quinta-feira (15). O evento acontece até a próxima sexta-feira (23) no Teatro Municipal Severino Cabral e em outros pontos de encontro da cidade, como a Praça da Bandeira e a Feira Central.

Além de Junior Cordeiro, que se apresenta às 21h na Praça da Bandeira, o público poderá prestigiar, nas margens do Açude Velho, o espetáculo de Balé Aéreo, da banda Cia dos Pés, a partir das 18h. Às 20h, no Teatro Severino Cabral, o grupo Capim Natal, do Rio Grande do Norte, traz à Paraíba o espetáculo ‘A Invenção do Nordeste’.

No sábado (17), a Praça da Bandeira receberá, a partir das 10h, a Mostra Nacional de Dança, e às 11h, a bailarina e precursora do jazz funk no Brasil, Fernanda Fiúza, irá apresentar seu solo “Jazz Funk”. Às 18h, o mesmo local será palco para a Mostra Nacional de Teatro, que contará com a exibição do espetáculo “Griot”, da Cia Café com Pão. Em seguida, às 19h, no Teatro Municipal, o Centro Artístico Cultural da UEPB levará ao público a comédia dramática “Cara ou Coroa”, que tem a direção de Chico Oliveira.

A Mostra Nacional de Música começa às 10h30, ainda no sábado, com a apresentação do quarteto Ypisillone, que homenageará o Rei do Ritmo com o show “Viva Jackson do Pandeiro”, na Feira Central. Às 19, a cantora Calliandra irá apresentar, na Praça da Bandeira, o show “Da Bossa ao Jazz” e, encerrando a programação do sábado, o projeto Melisma traz “Um show autoral”, com canções que são frutos de pesquisas, às 21h. Já o domingo (18) o FICG será totalmente musical. A banda Laranja Mecânica fará um show com releitura de alguns clássicos do rock brasileiro na Praça da Bandeira, às 20h.

Abertura

A abertura da 44ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, e contou com apresentações de grupos de dança campinenses, obras artísticas da exposição “Pedagogia da Criatividade”, de crianças do Projeto Tamanquinho das Artes, e com o show ‘Jackson Racional e Os Afrobatuques’, das bandas Cabruêra e Os Fulano. Todas as apresentações da abertura do FICG enalteceram a vida e obra de Jackson, que completaria 100 anos de nascimento no próximo dia 31. 

Os interessados em prestigiar os espetáculos no Teatro Municipal devem adquirir os ingressos na bilheteria do local, em troca de 1kg de alimento não perecível. As trocas devem ser feitas nos dias dos espetáculos, a partir das 15h. A programação completa do Festival de Inverno de Campina Grande e outras informações podem ser acompanhadas através das redes sociais do projeto, no instagram (@festivalinvernocg), pelo Facebook (facebook.com/festivalinvernocg) ou pelo twitter (@festivalinvernocg).