Comércio online fortalecido

Pesquisa da Salesforce mostra que segmentos como o de e-commerce vêm conquistando cada vez mais espaço na rotina dos consumidores.

A transformação digital impulsionada pelo surgimento da Covid-19 gerou uma crise sem precedentes na história recente do mundo. Mas, por outro lado, também trouxe um maior protagonismo para a tecnologia e fortaleceu  segmentos, como o de e-commerce, que vem conquistando cada vez mais espaço na rotina dos consumidores.

Um levantamento realizado pela Salesforce mostrou que 90% dos brasileiros se dizem mais propensos a realizar compras online de produtos essenciais, mesmo depois que a ameaça da pandemia do novo coronavírus diminuir.

A pesquisa também apontou que 47% dos brasileiros estão realizando compras  com meios de pagamento por aproximação.

Comércio online fortalecido
Rupixen/Unsplash

O estudo “Consumidor e Força de Trabalho”, que está em sua terceira rodada, foi realizado no início de julho e entrevistou mais de 3.500 pessoas em sete países, incluindo o Brasil. O objetivo foi entender como os consumidores enxergam os modelos de compra remotos ou sem contato físico.

Outros dados desta pesquisa também reforçam a tendência de fortalecimento do e-commerce no Brasil:

  • quase metade dos entrevistados  (47%) passaram a realizar mais compras online do que faziam antes da pandemia;
  • 46% estão utilizando o modelo de delivery sem contato, em que o entregador deixa o produto na porta do comprador;
  • 31% relataram estar comprando pelas redes sociais mais do que o habitual antes da pandemia.