Qual é a diferença entre inundação, enchente e alagamento

Enchentes e inundações são eventos naturais que podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, enquanto alagamentos urbanos podem ser causados por problemas de infraestrutura.

Alagamento em João Pessoa – Everaldo Ricardo/CBTU/Arquivo Pessoal

Muitas pessoas confundem inundação com enchente e alagamento, e o Jornal da Paraíba explica qual a diferença entre os termos, que acontecem por causas diferentes.

Segundo um documento publicado em 2015 pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), em São Paulo, os alagamentos são diferentes das enchentes (ou cheias) e inundações pois eles não estão relacionados com rios, lagos ou outras formações naturais.

O que é enchente

A enchente, também chamada de cheia, é um fenômeno climático em que há um aumento no volume de água em um curso d’água, como um rio, riacho ou córrego, que leva a transbordamentos em suas margens, inundando áreas adjacentes.

Esse aumento no volume de água pode ocorrer devido às chuvas intensas, derretimento de neve, aumento da maré ou a combinação desses fatores.

Quando residências e outras estruturas são construídas nos leitos dos corpos de água ou na área de vazão destes mesmos locais, elas estão propensas a serem atingidas pelas enchentes, que ocorrem naturalmente e são periódicas.

O que é inundação

A inundação acontece quando a água transborda esta área de vazão e atinge áreas marginais, que normalmente não são ocupadas pelas águas. Esta região é chamada de planície de inundação.

Uma inundação é um evento em que uma grande quantidade de água cobre uma grande extensão de terra, muitas vezes devido a fatores como uma enchente, tempestade tropical ou furacão.

As inundações podem ocorrer em áreas costeiras e em regiões próximas a rios, riachos e outros corpos d’água.

O que é alagamento

Já os alagamentos são um tipo de inundação localizada que ocorre em áreas urbanas. O alagamento é causado principalmente por fortes chuvas que excedem a capacidade de drenagem das ruas e sistemas de escoamento de água.

Quando isso acontece, a água pode subir rapidamente, cobrindo áreas baixas, como ruas, calçadas, garagens e porões. acontecem pelo acúmulo de água nas ruas e nos perímetros urbanos por problemas de drenagem.

Normalmente acontece nas áreas total ou parcialmente impermeabilizadas, com pavimentação ou solo compactado.

Quando caem chuvas intensas e contínuas em uma região em que a drenagem pluvial está comprometida, seja por entupimento ou por ter sido projetada para uma vazão menor do que a registrada, acontecem os alagamentos.

Qual é a diferença entre inundação, enchente e alagamento
Inundações, enchentes e alagamentos podem ser causados por chuvas intensas e contínuas – Imagem: Reprodução/Semasa

Diferenças entre enchentes, alagamentos e inundações

As enchentes e as inundações são eventos naturais que podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, enquanto os alagamentos urbanos geralmente são causados por problemas de infraestrutura e falta de planejamento urbano adequado, como a construção em áreas de risco, a falta de drenagem adequada e a impermeabilização excessiva do solo. Esses problemas podem ser agravados pelo aumento do nível do mar e pelas mudanças climáticas, que podem aumentar a frequência e a intensidade das chuvas em muitas regiões do mundo.