Motoristas de ônibus de João Pessoa anunciam greve para próxima semana

Categoria protesta contra diminuição do valor do vale-alimentação; Sintur-JP diz que foi ‘surpreendido’.

O Sindicato dos Motoristas de Transporte Público de João Pessoa anunciou nesta sexta-feira (16) que irá paralisar as atividades a partir da próxima terça-feira (20). O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) declarou que foi ‘surpreendido’ com o anúncio.

Conforme, Wilson Teixeira, motorista e um dos presidentes do Sindicato da categoria, a greve será realizada pois o valor do vale-alimentação dos motoristas diminuiu. Segundo Wilson, antes eles recebiam R$ 600 e o valor caiu quase 50%.

Ainda conforme a categoria, as comissões também diminuíram. Eles alegam que os patrões deixaram de pagar por giro e só pagam 2% no dinheiro. Outra pauta da greve é a dupla jornada de trabalho. Wilson afirma que muitos motoristas estão adoecendo de tanto trabalhar.

Veja também  Atriz brasileira Françoise Forton morre aos 64 anos no Rio de Janeiro

Os motoristas também reivindicam a instalação de um ponto eletrônico, para que as horas extras sejam contadas e, consequentemente, pagas.

Em nota, o Sintur-JP informou que “as empresas concessionárias estão cumprindo rigorosamente com todas as cláusulas do dissídio coletivo vigente homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB)”.

O Sintur-JP também declarou que foi “surpreendido” com a decisão, pois não houve pedido de diálogo, reunião ou pauta de reinvidicação.

O diretor do Sintur-JP, Isaac Júnior, também disse que irá fazer o que for cabível para que a greve não aconteça e a operação aconteça normalmente.