Motoristas de ônibus de João Pessoa anunciam greve para próxima semana

Categoria protesta contra diminuição do valor do vale-alimentação; Sintur-JP diz que foi ‘surpreendido’.

Motoristas de ônibus de João Pessoa anunciam greve para próxima semana

O Sindicato dos Motoristas de Transporte Público de João Pessoa anunciou nesta sexta-feira (16) que irá paralisar as atividades a partir da próxima terça-feira (20). O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) declarou que foi ‘surpreendido’ com o anúncio.

Conforme, Wilson Teixeira, motorista e um dos presidentes do Sindicato da categoria, a greve será realizada pois o valor do vale-alimentação dos motoristas diminuiu. Segundo Wilson, antes eles recebiam R$ 600 e o valor caiu quase 50%.

Ainda conforme a categoria, as comissões também diminuíram. Eles alegam que os patrões deixaram de pagar por giro e só pagam 2% no dinheiro. Outra pauta da greve é a dupla jornada de trabalho. Wilson afirma que muitos motoristas estão adoecendo de tanto trabalhar.

Os motoristas também reivindicam a instalação de um ponto eletrônico, para que as horas extras sejam contadas e, consequentemente, pagas.

Em nota, o Sintur-JP informou que “as empresas concessionárias estão cumprindo rigorosamente com todas as cláusulas do dissídio coletivo vigente homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB)”.

O Sintur-JP também declarou que foi “surpreendido” com a decisão, pois não houve pedido de diálogo, reunião ou pauta de reinvidicação.

O diretor do Sintur-JP, Isaac Júnior, também disse que irá fazer o que for cabível para que a greve não aconteça e a operação aconteça normalmente.