Prefeitura de João Pessoa alerta para furtos de placas de trânsito na capital

Apenas em 2020, mais de 60 placas de trânsito foram furtadas, segundo a Semob.

Bayeux, sinalização, trânsito

A Prefeitura Municipal de João Pessoa está alertando para furtos de placas de trânsito instaladas em João Pessoa. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), uma placa de trânsito precisou ser instalada quatro vezes, no mesmo local, na Praça da Paz, nos Bancários, após furtos. O equipamento regulamenta a área para motociclistas.

Casos de vandalismo e furto de equipamentos da Semob são registrados continuamente em João Pessoa. Apenas em 2020, 65 placas de trânsito foram substituídas após se tornarem alvos de vandalismo, como pichações, amassados ou adesivos com informações sem qualquer relação com o trânsito.

O valor médio de cada conjunto (placa e tubo) adquirido pela prefeitura é de R$344, encaminhados de recursos públicos. A Semob lembra que, além do prejuízo financeiro à prefeitura, quem for flagrado cometendo algum desses  crimes pode pagar uma pena de detenção, de seis meses a três anos, além de multas, conforme o Código Penal.

“Toda vez que precisamos substituir uma placa que sofreu vandalismo, deixamos de implementar aquele material em outra via que também precisa de sinalização. Então, pedimos que as pessoas cuidem desses equipamentos e se possível denunciem os vândalos que cometerem esse tipo de delito”, pediu o superintendente  da Semob, George Morais.

A população pode denunciar vandalismo ou furto de placas de trânsito através do Disque 118 ou do número (83) 98760-2134, que também funciona como WhatsApp.