MPPB recomenda que 12 cidades do Sertão proíbam fogueiras em áreas urbanas

Fiscalização deve ser realizada pelas prefeituras municipais.

MPPB recomenda que 12 cidades do Sertão proíbam fogueiras em áreas urbanas

O Ministério Público da Paraíba recomendou a 12 municípios do Sertão da Paraíba para que as prefeituras emitam decretos proibindo que a população acenda fogueiras em áreas públicas e privadas urbanas durante o período de festas juninas.

A recomendação é assinada pelo promotor Antônio Barroso Pontes, que atua na área de meio ambiente e patrimônio social. E valem para os municípios de Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, São José da Lagoa Tapada, Marizópolis, Nazarezinho, Uiraúna, Poço Dantas e Joca Claudino.

Além das fogueiras, a recomendação orienta a proibição de fogos de artifício nesse espaço, argumentando que essas práticas provocam a exposição da população em geral à fumaça ou a gases.

Os municípios deverão fiscalizar o cumprimento das normativas estadual e municipal, responsabilizando os que descumprirem as medidas com aplicação de multa e responsabilização civil, administrativa ou penal.

Na recomendação, o promotor de Justiça destaca que a Lei Estadual 11.711/20 proíbe o ato de acender fogueiras nas áreas urbanas em todo o território estadual, enquanto perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus, visando impedir o agravamento das situações relacionadas à crise de saúde pública vivenciada.

Além disso, é destacada a necessidade de inibir o surgimento de problemas de saúde respiratórios provocado pela fumaça, o que pode ser um agravante no período de enfrentamento à covid-19.

Também é apontado no documento a possibilidade de intoxicação por fumaça, pelas queimadas das fogueiras e de fogos de artifício, impactando a saúde respiratória da população, além dos acidentes causados.