Areia é a quarta cidade do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça

Em toda a Paraíba são 40 estabelecimentos produtores de cachaça.

Engenho da Cachaça Matuta em Areia (Foto: Divulgação)
Areia é a quarta cidade do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça
Engenho da Cachaça Matuta em Areia (Foto: Divulgação)

A cidade de Areia, no Brejo paraibano, agora é o quarto município do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça. O ranking está presente no Anuário da Cachaça 2021. Entre 2020 e 2021, a cidade saiu da sétima posição para a quarta. Em toda a Paraíba são 40 estabelecimentos produtores de cachaça, ficando entre os dez com mais estabelecimentos.

>>> Quiz: teste seus conhecimentos sobre a história da cidade de Areia

O município de Alagoa Nova também faz parte desse ranking, ficando na 12ª posição, duas acima do registrado em 2020.

Os números e informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Eles mostram que a cidade de Areia tem, atualmente, nove estabelecimentos produtores de cachaça. Foram três novos registros em um ano. O município fica atrás apenas do município de Salinas (MG), com 23 produtores, São Roque do Canaã (ES) e Alto Rio Doce (MG).

“A união dos produtores de cachaça de Areia, aliada a um objetivo comum que temos de desenvolver a região produzindo uma cachaça de qualidade, nos tornou referência no setor produtivo. Isso só foi possível devido ao profissionalismo, ao nível técnico e força de trabalho das pessoas envolvidas nesta produção”, ressalta Thiago Henrique, presidente da Associação de Cachaça de Areia.

De acordo com o anuário, a Paraíba apresenta 197 marcas da cachaça e 162 registros. O município de Areia, nessa classificação, também ocupa o quarto lugar em relação a outros municípios do país. São 80 marcas apenas na Capital da Cachaça, um aumento de 12 marcas em um ano, sendo 51 delas registradas. Isso significa que pode fazer mais de uma marca em um mesmo registro. Não há limite para a quantidade de marcas que um mesmo registro pode deter.

Em abril deste ano, a cidade de Areia recebeu o título Capital Paraibana da Cachaça, por meio de uma lei do deputado Eduardo Carneiro. A cidade está situada na microrregião do Brejo paraibano, no topo da Serra da Borborema, a 618 metros de altitude em relação ao nível do mar, com uma população estimada em 22.940 habitantes, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016.