Confira soluções naturais para substituir inseticidas químicos

Uso prolongado de inseticidas químicos, além de ser prejudicial ao meio ambiente, pode fazer mal para a saúde.

No Bom Dia PB, a professora de química Natália Andrade compartilhou receitas caseiras.
Mosquito Dengue Zika
Foto: Divulgação/NIAID

Na Paraíba, do começo do ano até o dia 31 de maio, foram registrados 2.617 casos possíveis de dengue, 1.680 de chikungunya e 170 de zika, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Para combater insetos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, formigas, e traças, muitas pessoas recorrem ao inseticida.

O uso contínuo de inseticidas pode ser prejudicial, provocando alergias, além de fazer mal para o meio ambiente. Algumas soluções naturais substituem esses produtos e são aliadas do combate aos insetos. A professora de química Natália Andrade, que compartilhou receitas caseiras no Bom Dia Paraíba desta segunda-feira (12).

>> Na Paraíba: 78% das cidades pesquisadas registraram ‘recusa’ de vacinas contra a Covid-19

>> Novas bandeiras da Paraíba entram em vigor nesta segunda com melhor avaliação em um ano

Ingredientes naturais

Segundo Natália Andrade, a base de alguns inseticidas são substâncias naturais que estão em nosso dia a dia. Esses ingredientes apesar de não matarem os insetos, como os inseticidas, repelem, evitando que se aproximem da casa. Entre eles, a canela, que é rica em eugenol, uma substância eficiente no combate às pragas, inclusive recomendada para combater larvas de Aedes aegypti. Ela também cita a laranja e o limão.

Veja também  Cerca de 90% dos acidentes de trânsito, em CG, foram causados por falha humana em setembro

“Tem muita formiga, por exemplo, no meu armário. Deixa casquinha de limão, casquinha de laranja, ajuda a repelir”, explicou. A professora recomenda também misturar meia dose de água e meia dose de vinagre e borrifar pela casa.

A dica de ouro, segundo Natália, é a citronela. Utilizada como base para muitos inseticidas, a erva, que pode ser encontrada na feira ou em supermercados, pode repelir traças, formigas e até o Aedes Aegypti.

“Você consegue comprar citronela no mercado, fazer o chá e borrifar em vários locais. O efeito repelente de citronela é gigantesco. O óleo essencial repele diversos tipos de insetos”, afirmou.