Elefanta Lady tem vida de cuidados, autonomia e descanso após vida difícil

Após audiência, elefanta que vivia na Bica foi levada para santuário.

Divulgação/Semob-JP/Santuário de Elefantes
Elefanta Lady tem vida de cuidados, autonomia e descanso após vida difícil
À esquerda, Lady ao ser resgatada de circo; à direita, Lady no Santuário de Elefantes no Mato Grosso. Divulgação/Secom-JP/Santuário de Elefantes

A história da elefanta Lady começou a mudar em novembro de 2019, quando foi transferida do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, para o Santuário de Elefantes Brasil, uma organização não governamental (ONG), no Mato Grosso. A mudança aconteceu após a entidade demonstrar preocupação com a “grave situação” do animal e se prontificar a transferir o animal para o Santuário sem qualquer despesas.

Laudo informava risco de morte a elefanta Lady

Segundo um laudo produzido por quatro veterinários de outros estados por determinação do Ministério Público Federal, Lady estava com a doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

O MPF acompanhou a situação desde o primeiro semestre, quando recebeu uma denúncia de maus-tratos. No dia 17 de junho, a elefanta saiu da área de proteção onde vivia, mas no momento não havia público na Bica e ninguém ficou ferido. Dois dias depois, o ministério abriu um inquérito civil para apurar o caso.

Elefanta Lady tem vida de cuidados, autonomia e descanso após vida difícil
Elefanta Lady durante seus dias na Bica. Foto: Secom-JP

No laudo, os veterinários afirmaram que Lady estava em sofrimento e maus-tratos devido à estrutura inadequada, falta de capacitação dos funcionários e negligência veterinária e administrativa. Inclusive, havia a afirmação de que Lady passava por abuso psicológico na presença do antigo tratador.

Os profissionais apontaram que esses problemas resultaram em uma pododermatite avançada associada à osteíte séptica, uma inflamação grave na pata que pode matar e a Bica não tinha condições para realizar o tratamento.

Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

Transferência e saúde para Lady

Hoje, Lady está no Santuário de Elefantes, no Mato Grosso, para onde foi transferida após uma determinação da Justiça Federal em 2019.

De acordo com Patricia London, médica veterinária americana especialista em elefantes do Santuário de Elefantes Brasil, a elefanta está se estabelecendo no local e aproveita a vida no local, se curando dos anos que passou no circo e no zoológico. Esse ano, a veterinária que também acompanhou Lady em sua viagem, começou a passar mais tempo com ela.

“Lady é uma elefanta doce e independente que definitivamente tem um lado brincalhão e está se tornando mais confiante a cada dia”, explica Patricia London.

Elefanta Lady tem vida de cuidados, autonomia e descanso após vida difícil
Lady no Santuário de Elefantes do Brasil. Foto: SEB/Divulgação

A médica veterinária ressalta que Lady está definitivamente mais curiosa e com menos medo dos outros elefantes do que quando chegou no local. Agora ela vai ao recinto vizinho o mais perto que puder para observar os outros elefantes quando eles recebem seus tratamentos. “E ela gosta de jantar perto dos outros elefantes. Lady também foi vista recentemente compartilhando seu jantar com uma anta reabilitada chamado George, que também mora aqui no santuário”, conta Patricia.

Ela também explica que nenhum dia é igual no Santuário de Elefantes. Alguns dias, Lady apenas passa o tempo perto do centro de tratamento médico, outros dias ela sente vontade de explorar. Devido a anos sem receber o tratamento adequado das patas, as dianteiras ainda têm e sempre terão infecções graves que provavelmente se estendem até os ossos dos patas.

“Apesar da provável dor crônica em que ela apresenta, ela está vivendo uma vida ótima. Suas patas e pernas estão menos inchadas do que no zoológico com o aumento dos exercícios que ela faz todos os dias, sprays tópicos e medicamentos orais que damos a ela. Ela está tomando dois analgésicos diários diferentes e uma variedade de suplementos naturais para ajudar com a dor, a inflamação e o inchaço das patas”, explica a médica veterinária.

Após o tratamento, o resto do dia é preenchido com alimentação, caminhava, observação e descanso. Lady faz o que quer, quando quer, tem autonomia para fazer o que o Santuário oferece. Ela adora se cobrir de terra, brincar nas poças de lama, chafurdar e brincar nas lagoas ao redor do santuário. Ela também brinca na chuva e dorme sob as estrelas.

Disputa pela elefanta

A disputa judicial para decidir o destino da elefante que mora na Bica teve início em junho de 2019, quando o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a situação da condição de vida do animal que foi resgatado de um circo.

O procedimento foi aberto depois de denúncias de maus-tratos e após a elefanta derrubar a cerca de proteção e escapar de área protegida na Bica. No final de julho, o laudo entregue ao MPF apontou que a elefanta corria risco de morte, afirmando que o animal estava com a doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

Um dia depois, a direção da Bica negou que a elefanta Lady sofresse maus-tratos. O Santuário de Elefantes do Brasil emitiu uma nota em outubro sobre a situação da elefanta. Após audiência, ficou determinada a transferência.