Moda sustentável: artesã cria brincos a partir de plástico reciclado

Ela utiliza o polietileno de alta densidade (PEAD) encontrado em sacolas ou garrafas plásticas.

Moda sustentável: Jennifer Santos cria brincos feitos a partir de plástico reciclado. Foto: Jennifer Santos/Arquivo pessoal

A artesã Jennifer Santos, de João Pessoa, criou uma marca de brincos feitos a partir de plástico reciclado. Ela utiliza o polietileno de alta densidade (PEAD) encontrado em sacolas ou garrafas plásticas. A ideia surgiu do desejo de criar moda sustentável e da necessidade de gerar renda.

“A iniciativa do projeto veio mesmo de questões pessoais. Tanto da produção do meu próprio lixo, que me incomoda a quantidade e o descarte, quanto da necessidade de gerar renda ou suplemento. Tinha em mente que queria fazer e investir em uma moda ecológica”, relatou.


Jennifer Santos conta que após a decisão, começou a estudar sobre reciclagem e quais materiais iria utilizar. “Precisei começar a estudar quimicamente e fazer experimentos mesmo, com as coisas que tinha em casa. O estudo não é só químico, mas sobre moda também: idealizar as peças, buscar inspiração. Além de ver caimento, conforto e segurança”.

Transformando lixo em acessórios

moda sustentável
Foto: Jennifer Santos/Arquivo Pessoal

A artesã escolheu o PEAD por ter grande oferta do material na sociedade. Segundo ela, grande parte das sacolas de supermercado e garrafas, por exemplo, possuem polietileno. Por enquanto, ela produz apenas brincos, mas já está estudando a criação de outros acessórios.

Jennifer extrai o material necessário para produzir as peças do próprio lixo. “É do meu próprio lixo que tenho feito a seleção e separação de materiais de descartes adequados para a produção para que seja seguro para mim, enquanto artesã, e para os possíveis clientes”, afirmou.