Crise energética: veja 5 dicas para economizar energia elétrica em casa

Estudante de engenharia de energias renováveis ensina ações simples que podem reduzir o consumo e o valor pago pelo serviço.

Após o anúncio de uma nova bandeira tarifária para a conta de energia elétrica em todo o país, o valor pago pelo serviço pesou no bolso dos consumidores, que podem pagar mais caro pela conta no fim do mês. Pensando nisso e também em poupar recursos, uma estudante do curso de engenharia de energias renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu dicas de economia para aplicar nos hábitos em casa.

Dara Eliziário também é membro de uma empresa júnior da área de soluções energéticas. Ela garante que é possível economizar sem deixar de realizar as tarefas diárias. O importante é ficar de olho no que se encaixa mais com a rotina de cada lar.

Dica 1: Tirar da tomada equipamentos que não estão em uso

Carregadores de celular, cafeteiras ou qualquer outro equipamento de uso pontual deve ser retirado da tomada. Uma televisão, por exemplo, mesmo que não esteja ligada com alguém assistindo, pode consumir energia.

Dica 2: Evitar abrir a geladeira muitas vezes

Para que a geladeira não consuma muita energia, é interessante que ela não seja aberta muitas vezes e nem passe muito tempo com as portas abertas. Para isso, a dica é colocar tudo que é retirado com frequência para consumo perto da porta para acelerar o manuseio.

Dica 3: manutenção de instalações antigas

As instalações antigas de energia elétrica podem provocar um maior consumo. Por isso, é recomendado que um eletricista faça a manutenção delas e, caso for necessário, também realize ajustes.

Dica 4: Priorizar iluminação de ventilação naturais

Manter janelas e portas abertas é uma boa alternativa para economizar por meio de iluminação e ventilação naturais. Afastar as cortinas também é uma solução eficiente para evitar ligar luzes durante o dia.

Dica 5: Desligar circuitos

Se em uma casa existem banheiros com chuveiros elétricos ou outros espaços com aparelhos de ar-condicionado que não são utilizados, o mais adequado é desligar o circuito desses cômodos.