IBGE cancela processo seletivo para contratação de recenseadores para 2022

Instituto emitiu nota sobre a questão e disse que não vai renovar contrato com a Cebraspe.

Censo IBGE (Foto: Felipe Gesteira/Arquivo)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu nesta segunda-feira (18) não renovar o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa que estava responsável pela realização do processo seletivo que contrataria recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022. O anúncio foi feito por meio de nota publicada no site da instituição, que diz também que o processo seletivo passa a condição de “cancelado”.

De acordo com o IBGE, o contrato com o Cebraspe se encerra nesta segunda-feira (18). Como não será renovado, o Instituto disse que vai divulgar depois os procedimentos para a devolução das taxas de quem já tinha se inscrito. E que, em paralelo a isso, vai buscar uma nova empresa para organizar o processo seletivo.

Veja também  Paraíba registra uma morte por Covid-19 neste domingo (5)

O processo seletivo previa a abertura de 204 mil vagas e já havia sido suspenso em abril deste ano. Em 2021, o IBGE já havia cancelado o mesmo processo seletivo por causa da pandemia.

As vagas seriam temporárias. O processo prevê 81.898 vagas para a função de recenseador, 5.450 vagas para a função de agente censitário municipal e 16.959 vagas para a função de agente censitário supervisor. Os salários vão até R$ 2.100.