Centro de diagnóstico do câncer registra fila de mulheres em busca de mamografias, em João Pessoa

Espaço é mantido pelo Governo do Estado e está realizando cerca de 100 mamografias por dia para dar conta da demanda que ficou reprimida.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) está oferecendo mamografias e consultas gratuitas, em João Pessoa, desde o início do mês de outubro. Nesta quarta-feira (27), o local registrou grandes filas e alta procura pelo benefício.

O espaço é mantido pelo Governo do Estado e está realizando cerca de 100 mamografias por dia para dar conta da demanda que ficou reprimida.

Além do cenário da pandemia da Covid-19, o que tem dificultado o rastreamento mamográfico para o câncer de mama na Paraíba tem sido a falta de estrutura e de assistência à saúde da mulher, principalmente nas cidades do interior da Paraíba, conforme um levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

De acordo com a promotora Fabiana Lobo, o Ministério Público tem acompanhado de perto a dificuldade das mulheres paraibanas para conseguir ter o direito garantido em lei, que é o de fazer o rastreamento mamográfico anual a partir dos 40 anos.

Um relatório da secretaria de saúde do estado mostrou que há cidades da Paraíba que realizaram apenas um exame de mamografia em todo o ano de 2021. Nos dados enviados ao SUS, o município de Patos, por exemplo, informa que realizou 82 mamografias em 2021 e, em Cajazeiras, também no Sertão, apenas 35 exames foram feitos este ano.

As mamografias no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) são oferecidas às mulheres a partir de 40 anos, das 7h às 19h com atendimento também às mulheres indígenas para a realização do mesmo exame, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

O CEDC ainda disponibilizará consultas com mastologista, pela manhã e à tarde, e também serão feitas biópsias dos nódulos mamários suspeitos para câncer, diagnosticados em mamografia e ultrassonografia. Neste caso, basta apresentar o exame e documentos pessoais. Este serviço também será por meio de demanda espontânea. Ainda terá a extensão das ações de rastreamento, realizadas no Outubro Rosa, também para o mês de novembro.