Comunidade Dubai: famílias retiradas do local vão receber auxílio moradia

Moradores foram acolhidos no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC).

Famílias retiradas da comunidade Dubai vão receber auxílio moradia.

As famílias retiradas da comunidade Dubai I, em João Pessoa, que passou por uma reintegração de posse nesta terça-feira (23), vão receber um auxílio moradia de R$ 350,00, informou a Secretaria de Habitação do Município. O período de duração do pagamento do benefício ainda não foi divulgado.  Os moradores da área foram acolhidos no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC).

Antes de serem encaminhados para a escola, as famílias foram cadastradas por profissionais do município para receberem obenefício imediato. A secretária de Habitação da capital paraibana, Socorro Gadelha, disse que área de acolhimento oferece alimentação.

Na ocupação, as pessoas continuam tirando os seus pertences. Segundo a secretaria, muitas pessoas optaram por se realocar em casas de familiares. Estes também serão cadastrados no Auxílio Moradia.

A comunidade Dubai I, localizada na zona sul de João Pessoa, começou a ser desocupada na madrugada desta terça-feira (23). A operação realizada pela Polícia Militar e o Ministério Público, atendendo a uma decisão judicial.

O local fica em área de preservação ambiental, com 15 hectares da mata atlântica remanescente do país. Segundo a PM, para construir moradias irregulares, as pessoas devastaram grande parte da mata. Derrubar árvores ou provocar queimadas são atos considerados crimes ambientais, por extinguir diversas espécies da flora e fauna.

Além do crime ambiental, foi constatado que a área estaria sendo dominada por integrantes de uma facção ligada ao tráfico de drogas. O líder do grupo, conhecido como “Sheik”, foi preso com armas e drogas.

De acordo com a PM, mais de 400 famílias ocupam irregularmente a área. Pelo menos 600 policiais militares participam da ação, além de profissionais de outros órgãos.