Fiéis realizam carreata em homenagem a Iemanjá nesta quarta-feira (8), em João Pessoa

No dia 8 de dezembro é celebrado o dia de Yemanjá em algumas cidades da Paraíba.

Fiéis de religiões de matriz africana participam nesta quarta-feira (8) de uma carreata em homenagem à rainha do mar, Iemanjá. A Festa de Iemanjá, tradicionalmente celebrada no Busto de Tamandaré, foi cancelada pelo segundo ano seguido em respeito aos protocolos de combate à pandemia da Covid-19. Na Paraíba, o evento é realizado há 55 anos.

O cortejo se inicia às 15h, no girador em frente ao Sesc Gravatá, no bairro de Valentina de Figueiredo, e segue até Cabedelo, onde os fiéis devem encontrar a rainha do mar no Jardim Manguinhos. Está programada uma celebração no calçadão da praia às 19h. A carreata tem o objetivo de homenagear a santa e conscientizar a população sobre intolerância religiosa.

Além do cortejo, segundo a diretora da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros, Mãe Penha de Iemanjá, a imagem da santa estará no Busto de Tamandaré a partir das 17h. A celebração ocorre de forma reduzida, não haverá palanque e nem palácio de Iemanjá. Lá, os fiéis podem ter seu momento de devoção e fazer suas oferendas. O terreiro Templo de Iemanjá, de Alagoa Grande, fará uma participação na celebração a partir das 19h.

Para Mãe Penha de Iemanjá, “a Deusa do mar Iemanjá é importante não só para Paraíba, mas para o mundo, ela é a mãe protetora e cuidadora de todo seu povo. Dia 8 de dezembro representa pra todos nós um dia de paz e amor, é assim que nós vemos nossa mãe Iemanjá”.