Lideranças de diferentes religiões se encontram em café da manhã para discutir combate à intolerância

Café inter-religioso é organizado por entidades de defesa da diversidade na Paraíba.

Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

Um encontro entre lideranças e integrantes de diversas crenças religiosas acontece nesta sexta-feira (21). O evento em João Pessoa celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e pretende promover diálogos sobre diversidade e respeito. 

A celebração acontece no pátio externo do Hotel Globo, no Centro Histórico da capital. A partir das 9h os grupos começam a se reunir para planejar ações afirmativas na busca por relações mais respeitosas no aspecto religioso. O evento é promovido pelo Fórum de Diversidade Religiosa e pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). 

Com o tema ‘Sabores da Paz’, o encontro propõe oferecer comidas típicas de várias expressões religiosas. De acordo com a organização, municípios como Campina Grande, Cabedelo, Conde, Bayeux, Alhandra, Santa Rita, Sapé, Puxinanã, Cajazeiras, Pilar e João Pessoa estarão representados. Até o momento, mais de 17 religiosas confirmaram presença. 

A intolerância religiosa tem registros de aumento entre 2018 e 2020. Os integrantes das religiões de matriz africana seguem sendo as maiores vítimas no país. Em todo o ano de 2020, foram registradas 245 denúncias, em comparação às 211 de 2018. São atos discriminatórios contra umbandistas, candomblecistas e outros praticantes de expressões de fé de matriz africana. 

Para que possa ser presencial, o evento seguirá os protocolos sanitários para evitar contaminações virais. Uso de máscara, álcool gel e apresentação do passaporte da vacina são cuidados exigidos pela organização.