Confira o que abre e o que fecha no Carnaval 2022 em João Pessoa

Shoppings, repartições públicas e serviços têm horário de atendimento alterado durante o período de Carnaval.

Foto: Divulgação/CDL

A Prefeitura de João Pessoa manteve o ponto facultativo de Carnaval em 2022, divergindo do decreto do Governo do Estado. Órgãos relacionados ao Poder Judiciário e bancos também têm horário alterado no período e, além disso, os tradicionais blocos carnavalescos não saem às ruas pelo segundo ano consecutivo. Veja abaixo o que abre e o que fecha na capital no sábado (26), domingo (27), segunda-feira (28), terça-feira (1º) e quarta-feira (2).

Praias

Fica proibida a aglomeração de pessoas nas praças, parques, praias e nas calçadas situadas em toda orla do município de João Pessoa.

Nesses locais fica permitida a prática de atividades físicas e também a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis e serviços de praia, desde que observado o distanciamento mínimo de 2 metros, além de outros protocolos da Gerência de Vigilância Sanitária do Município.

Shoppings

Mangabeira e Manaíra Shopping

Os Manaíra e Mangabeira têm horário de funcionamento normal no Carnaval, entre 28 de fevereiro e 1º de março.
Dessa forma, os shoppings abrem com todas as lojas, quiosques, operações de lazer e alimentação no horário habitual: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, a Praça de Alimentação e restaurantes funcionam a partir das 11h30, as lojas abrem às 12h e o encerramento das atividades acontecem às 22h.

Para consumir na Praça de Alimentação e em todos os quiosques de alimentação, cafeterias e sorveterias dos shoppings é necessário o comprovante vacinal completo da Covid-19. O comprovante é solicitado ao cliente antes de efetuar qualquer compra nesses estabelecimentos.

Também continua valendo a apresentação do comprovante de vacinação completo para frequentar as salas de cinema, as academias, os salões de festa do Game Station e Game Box, os estabelecimentos de serviços pessoais e também os restaurantes do Espaço Gourmet (Manaira Shopping).

Shopping Tambiá

No período de Carnaval, o Shopping Tambiá funciona normalmente das 12h às 20h.

Mag Shopping

Da segunda-feira (28) à quarta-feira (2), o Mag Shopping vai funcionar em horário normal, das 10h às 22h.

Shopping Sul

No período de Carnaval, o Shopping Sul funciona normalmente das 10h às 20h, exceto na terça-feira (2), que o estabelecimento não funciona.

Shopping Sebrae

O Shopping Sebrae abrirá normalmente nesse Carnaval, com todas as lojas, lazer e alimentação, das 10h às 20h. O estabelecimento só fecha no domingo.

Liv Mall

O Liv Mall vai funcionar normalmente, das 12h às 21h, durante o período de carnaval.

Shopping Pátio Altiplano

O shopping Pátio Altiplano vai funcionar, no período de carnaval, em seu horário normal, das 10h as 21h.

Festas de carnaval

Os tradicionais blocos e agremiações carnavalescas de João Pessoa não vão sair às ruas pelo segundo ano consecutivo. A folia foi adiada pela segunda vez para evitar contaminações pela Covid-19.

No decreto de João Pessoa, que tem validade até 6 de março, fica permitida a realização de shows particulares com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 1.000 pessoas. O uso de máscaras faciais é obrigatório, bem como a disponibilização de álcool 70%, exigência de apresentação de cartão de vacinação com o esquema vacinal completo e teste de antígeno negativo para Covid-19 realizado em até 72 horas antes do evento.

A comunicação prévia de cada show à Gerência de Vigilância Sanitária do Município no prazo de até 72h antes da sua realização é obrigatória, para que sejam expedidos os protocolos a serem observados e programada a fiscalização do evento.

Comércio

A recomendação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa é que o comércio abra. Conforme explica o presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, a recomendação municipal de manter o ponto facultativo é para os funcionários públicos. Dessa forma, fica a critério do lojista abrir ou não.

“Como não existe feriado oficialmente, a recomendação é que todos abram. O lojista pode ficar despreocupado porque ele não vai ter obrigação nenhum de pagar verba indenizatória para seus funcionários, nem dar uma folga”, explica.

Repartições públicas

Com a determinação de ponto facultativo, os veículos oficiais da prefeitura deverão ser recolhidos às suas secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, no final do expediente da sexta-feira (25) e só poderão ser retirados às 14h da quarta-feira (2). Excetua-se a esta determinação os veículos em trabalho das secretarias que oferecem serviços essenciais à população.

Já as repartições públicas estaduais devem funcionar normalmente, seguindo regras de prevenção contra a Covid-19. Nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, período carnavalesco, não haverá ponto facultativo e a recomendação do governo do Estado é que todos os municípios paraibanos sigam a suspensão do ponto facultativo.

Ônibus

Na segunda-feira (28) e terça-feira (1º) de Carnaval, bem como na quarta-feira de cinzas, as linhas do transporte coletivo urbano estarão operando com o quadro de linhas de sábados, acrescido de mais 4 linhas, sendo elas as linhas 108 – Alto do Mateus/Cruz das Armas, 523 – Colinas do Sul/Epitácio Pessoa, 003 – Jaguaribe e I001 – Integração/Estação Ciência. Serão ao todo 70 linhas, com frota de 230 veículos, realizando 1.557 viagens diárias.

VLTs

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que terá horários especiais nos dias do Carnaval.

Na segunda-feira (28) e terça-feira (1), os trens de Santa Rita à Cabedelo têm viagens das 05h40 às 19h11. Já os trens de Cabedelo à Santa Rita têm viagens de 05h10 às 19h25.

Na quarta-feira (2), os trens de Santa Rita à Cabedelo têm viagens das 12h01 às 19h11. Já os trens de Cabedelo à Santa Rita têm viagens de 12h15 às 19h25.

Bancos

Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, datas de celebração do Carnaval, as instituições financeiras não funcionam na Paraíba, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Conforme a instituição, em razão de uma resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados segue normalmente.

Tradicionalmente, no dia 2 de março, conhecido como Quarta-feira de Cinzas, o início do expediente das instituições financeiras é às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público é antecipado, com a finalidade de garantir 3 horas de funcionamento.

Para aqueles que tiverem contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês com vencimento nos dias de Carnaval, existe a possibilidade de pagar, sem acréscimos, na quarta-feira (2).

Apesar disso, a Febraban sugere que, caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, seja antecipado o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, seja agendado o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos. Além disso, os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via débito direto autorizado (dda).

Correios

Os correios não funcionam na segunda-feira (28), nem na terça-feira (1º). Na quarta-feira, as agências vão funcionar a partir das 12h.

Justiça

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgaram que o atendimento vai acontecer em regime de plantão, da segunda-feira (28) à quarta-feira (2). Demandas judiciais podem ser resolvidas através dos telefones: (83) 9.9129-2037 (capital) e (83) 9.9132-4751 (interior da Paraíba ).