Ninão fica em pé pela primeira vez com prótese da perna após cirurgia

Prótese de Ninão foi feita sob medida para ele e com material especial resistente aos seus mais de 200 quilos e 2,37 metros de altura.

Ninão fica em pé pela primeira vez com prótese de perna após cirurgia. Foto: Reprodução/Instagram

O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, mais conhecido como Ninão, ficou em pé pela primeira vez com a prótese da perna, nesta sexta-feira (25), em uma clínica em Campina Grande, após ter amputado o membro, em dezembro de 2021, por causa de uma osteomielite. A prótese de Ninão foi feita sob medida para ele e com material especial resistente aos seus mais de 200 quilos e 2,37 metros de altura.

“A sensação é estranha, mas a felicidade é grande. Doido para sair correndo”, brincou Ninão. Ele estava há quatro anos sem conseguir ficar em pé. “Agora o gigante tem que se reabilitar, tentar aprender a andar “, completou.

O passo a passo da colocação da prótese foi feito em vídeos em uma rede social. Ninão também aprendeu a colocar a prótese. Apesar de já conseguir ficar em pé e poder levar a prótese para casa, o material ainda precisa do acabamento final para garantir 100% de segurança no uso.

O fabricante tirou as medidas da perna de Ninão no local onde ele faz fisioterapia, em Campina Grande, no dia 15 de fevereiro. A prótese possui encaixe diferenciado, sistema de aço e pé em fibra de carbono, com lâmina de mais de 1 cm, que suporta um peso de até 250kg.

Osteomielite de Ninão

Ninão foi diagnosticado há cerca de quatro anos com osteomielite, uma doença infecciosa que atinge os ossos, mas os sintomas surgiram há aproximadamente uma década. Por conta disso, em dezembro de 2021, ele amputou o membro em uma cirurgia que levou quase três horas e foi feita no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande. A cirurgia representa alívio para Ninão, que vai deixar de sentir dores e terá as complicações de saúde reduzidas.

Os recursos para a cirurgia e cuidados pós-operatórios foram arrecadados em uma campanha realizada pela internet. Já a prótese foi doada por um morador de João Pessoa.