Funcionários do INSS entram em greve na PB; veja o que fazer para não ser prejudicado

Categoria adere ao movimento de paralisação de forma gradativa no estado.

Foto: Divulgação.

Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam na Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na última sexta-feira (25). E, nesta semana, a categoria começou a aderir ao movimento de forma gradativa nas agências localizadas no estado.

Assistentes sociais e médicos peritos são categorias que já paralisaram o trabalho, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência da Paraíba (Sindsprev-PB).

A paralisação de atividades no órgão inclui a suspensão do atendimento presencial nas agências de várias cidades paraibanas. O sindicato, no entanto, ainda não informou quantas e quais agências que aderiram ao movimento de greve.

A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Os trabalhadores pedem reposição salarial e também a realização de um concurso público para reforçar os quadros de funcionários.

Veja como reagendar atendimento e os serviços disponíveis pela internet

Mesmo que não exista uma previsão para o fim da greve, os usuários podem reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo “Meu INSS” e pelo telefone 135.

Outra alternativa é acessar o site ou “Meu INSS” e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.

No “Meu INSS” estão disponíveis os pedidos e acompanhamento de aposentadorias, do benefício assistencial e pensão por morte, do salário-maternidade, de recurso de benefício e do auxílio-doença. Também pode ser feita a consulta à revisão do benefício, assim como emissão de certidão do tempo de contribuição.