Ato homenageia João Pedro Teixeira, nos 60 anos da morte do líder da liga camponesa

João Pedro Teixeira foi líder-fundador da primeira liga camponesa na Paraíba. O ato vai ser realizado em Sapé, às 14h.

João Pedro Teixeira e a família. Foto: Arquivo/Memorial das Ligas Camponesas

Neste sábado (2), será realizado um ato em memória dos 60 anos da morte de João Pedro Teixeira, líder-fundador da primeira liga camponesa na Paraíba. O evento acontece na cidade de Sapé, na zona da Mata Paraibana, às 14h, em caminhada da comunidade tradicional de Barra de Antas até o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, onde acontecerão apresentações culturais de artistas populares e a participação de movimentos sociais.

João Pedro Teixeira foi um  defensor do trabalho rural,. Após sua morte, a esposa, Elizabeth Teixeira, deu segmento ao trabalho na busca pelos direitos das pessoas que vivem no meio rural.

Em 2002, iniciou-se uma caminhada dos camponeses da cidade de Sapé até a região de Café do Vento, em Barra de Antas, fazendo memória ao trajeto que João Pedro realizou quando foi morto. Neste ano, os camponeses e agricultores da região agregaram às suas lutas a comunidade tradicional de Barra de Antas, reconhecida desde 2017 pelo Ministério Público Federal (MPF), fazendo o ato em memória à luta de João Pedro.

Apesar da morte de João Pedro Teixeira ter sido há 60 anos, a casa onde ele viveu com sua família foi tombada em 2012 pelo Governo do Estado.