Astrônomo amador registra eclipse lunar na Paraíba; veja vídeo

Duração total do evento foi de 5 horas e 19 minutos, iniciando ainda no domingo, às 22h32, e se estendendo até às 3h50 da madrugada desta segunda.

Marcelo Zurita/Arquivo pessoal

Um astrônomo amador registrou o primeiro eclipse total da lua, visível na Paraíba depois de 3 anos. O fenômeno aconteceu entre o fim da noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16). O evento foi observado por meio de telescópios em eventos públicos realizados na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, e em Taperoá, no Cariri (confira no vídeo acima).

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), e que também fez os registros, a duração total do evento foi de 5 horas e 19 minutos, iniciando ainda no domingo, às 22h32, e se estendendo até às 3h50 da madrugada desta segunda.

O último eclipse lunar total observado da Paraíba aconteceu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2019. Depois disso, outros fenômenos foram visíveis no estado, mas nenhum deles chegou a um nível considerado de totalidade, que é quando a lua apresenta uma coloração avermelhada.