Ministério Público da Paraíba recomenda suspensão de concurso em Malta

MPPB recomendou à Prefeitura de Malta que não homologue o resultado do concurso por 90 dias, após supostas interferências políticas denunciadas por candidatos.

Promotoria do Ministério Público em Patos. Foto: MPPB.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a não homologação do resultado do concurso público da cidade de Malta, no sertão do estado, por 90 dias. Segundo o órgão, supostas irregularidades precisam ser apuradas, como possíveis vínculos políticos e familiares de alguns colocados nas primeiras posições do concurso. 

As medidas de recomendação foram tomadas pelo 4º promotor de Justiça de Patos, Carlos Davi Lopes Correia Lima, para apurar as supostas irregularidades, denunciadas ao MPPB por candidatos. 

O JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com a Prefeitura de Malta para obter posicionamento sobre a decisão, mas não obteve resposta.

De acordo com o promotor, o pedido acontece para ‘’evitar máculas no ingresso de novos servidores públicos nos quadros da administração pública de Malta.’’

‘’A homologação do resultado final do concurso, antes da verificação das irregularidades, aumentaria a expectativa de nomeação dos candidatos constantes da lista geral’’, também ressaltou o promotor em nota. 

A partir do recebimento da recomendação, a Prefeitura de Malta tem 10 dias úteis para informar à Promotoria de Justiça as medidas que vão ser tomadas, podendo, inclusive, apresentar justificativas para o não acatamento da recomendação do Ministério Público.