COTIDIANO
Dia do Orgulho LGBTQIA+: entenda termos sobre sexualidade e gênero
Professor da UEPB, que lidera projeto que está construindo glossário com termos sobre gênero e sexualidade, explicou alguns termos no Dia do Orgulho LGBTQIA+.
Publicado em 28/06/2023 às 13:54
A compreensão de termos relacionados a gênero e sexualidade são importantes para o combate ao preconceito. Nesta quarta-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIA+, o professor Marcelo Vieira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), explicou alguns deles.
O professor é coordenador de um projeto da UEPB que está criando um glossário de gênero e sexualidade. O objetivo é promover o letramento social e combater preconceitos dentro e fora da universidade.
Segundo Marcelo, "a aprendizagem desses termos, da nomenclatura, ela é super importante enquanto processo de mudança de atitude, de quebra de preconceitos".
Veja alguns termos que estarão no glossário
Com o título “Aprender com o diferente é normal: propondo um glossário de termos científicos ligados às questões de gênero”, o projeto é do Departamento de Letras e Artes (DLA) da UEPB e tem a participação do do estudante Marcos Aurélio Marques Lima. O material será disponibilizado para a comunidade em julho, por meio físico, em sites e por meio da criação de um aplicativo.
Agênero
Sem identificação com nenhum gênero, as pessoas agêneras recusam as identidades de gênero reconhecidas e/ou existentes, revelando, enfim, o gênero neutro.
Cisgeneridade
Sistema em que os indivíduos, como pessoas cisgêneras, se identificam com o gênero que lhes foi designado desde o nascimento.
Heteronormatividade
Baseada em normas culturais e sociais, esse sistema reafirma o lugar de privilégio que pessoas heterossexuais ocupam na sociedade, institucionalizando, dessa forma, a crença de que tudo que foge a isso não é “normal” ou “natural”.
LGBTQIAPN+
Sigla usada para fazer alusão ao grupo composto por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, queers, intersexos, assexuais, panssexuais, não-bináries e demais sujeitos que não estão inseridos na heteronormatividade e/ou na cisgeneridade.
Orientação sexual
Condiz com os tipos de atrações sexuais que orientam as pessoas a uma identificação no que diz respeito à sua sexualidade, existindo, para tanto, uma diversidade bem ampla de identidades sexuais, tais como a bissexualidade e a heterossexualidade.
Por que existe o Dia do Orgulho LGBTQIA+
O Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ busca celebrar e também lutar por direitos e contra preconceitos. A data faz referência à Rebelião de Stonewall, que aconteceu em 1969. Policiais da cidade de Nova York invadiram o bar Stonewall Inn, frequentado por homossexuais vítimas de represálias das autoridades. A reação dos frequentadores do estabelecimento deu origem a uma série de outros movimentos e discussões sobre a opressão contra as pessoas LGBTs.
Comentários