Uma pessoa é presa em JP por comércio clandestino de botox

Operação da PF acontece em oito estados. Investigações começaram há nove meses.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (3) uma operação com o objetivo de apurar denúncias do comércio clandestino de botox, toxina usada para tramentos estéticos e de saúde. A operação, batizada Narke, foi iniciada em Pernambuco, mas deverá se estender por mais sete estados, incluindo a Paraíba. A operação visa cumprir doze mandados de busca e apreensão, quatro de prisão temporária e sete conduções coercitivas, de acordo com a PF.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou um mandado de prisão temporária foi cumprido em João Pessoa e também um de busca e apreensão.

De acordo com a PF, os mandados judiciais são contra distribuidores, médicos e clínicas em João Pessoa (PB), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Caruaru (PE), Patos (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Maceió (AL). A polícia acredita que flagrantes podem acontecer durante a manhã desta terça. Ainda conforme a PF, as investigações começaram há nove meses e apontaram a venda ilegal principalmente em estados do Nordeste.

A toxina botulínica ilegal, de acordo com a PF, é vendida a preços entre R$ 350 e 400 a unidade; enquanto a substância autorizada pela Anvisa pode custar até R$ 1 mil. As investigações indicaram que as toxinas estão em circulação no mercado há pelo menos cinco anos. Os envolvidos podem responder por crimes contra a saúde pública, contrabando e formação de quadrilha. Os detalhes da operação serão revelados pela PF, no Recife, ainda na manhã desta terça.