Drogas e celulares são achados em presídio

‘Operação pente-fino’ foi realizada nesta quinta-feira (5) na Colônia Penal Agrícola de Sousa e  encontrou drogas e celulares.

Uma operação pente-fino realizada ontem encontrou drogas, celulares e outros objetos na Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), estão em fase de conclusão as sindicâncias internas abertas nos últimos meses para apurar possíveis facilitações de fugas ou entrada de produtos ilícitos.

A revista foi determinada pela Vara de Execuções Penais de Sousa, sendo realizada com apoio da direção da unidade prisional e do 14º Batalhão da Polícia Militar, contando com mais de 80 homens. Foram encontrados com os detentos 19 celulares, quatro baterias e cinco carregadores, 30 pedras de crack prontas para consumo e uma pedra bruta que não foi pesada, além de um cachimbo usado para consumo da droga.

De acordo com o gerente de sistemas da Seap, coronel Arnaldo Sobrinho, uma sindicância foi aberta para apurar a responsabilidade na conduta de direção e agentes penitenciários, no caso da fuga de três detentos ocorrida na última terça-feira, supostamente serrando grades da janela em uma das celas.

“Estamos com sindicância em aberto sobre o caso de Sousa e as outras sindicâncias já iniciadas este ano em fase de conclusão.

Em caso de punição aos servidores, pode haver suspensão e aos detentos suspensão da progressão de regime. Estamos tratando de recursos com o governo federal para melhorar a segurança dos presídios”, disse.