Mais de 1 mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebidas alcoólicas na PB em 2021

Ao todo, 5.928 testes de bafômetro foram realizados e 757 CNHs apreendidas.

Mais de 1 mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool na PB em 2021

Pelo menos 1.009 motoristas foram autuados, por meio da Lei Seca, por dirigirem sob efeito de bebidas alcoólicas em 2021. O dado faz parte de um balanço produzido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), divulgado nesta segunda-feira (3).

De acordo com o órgão, por causa da pandemia de Covid-19, as blitzes ficaram suspensas no período de fevereiro a maio. No entanto, mesmo com a interrupção desse serviço, foram realizados 5.928 testes de bafômetro, que resultaram na apreensão de 757 carteiras de habilitação (CNHs) e na remoção de 273 veículos aos pátios do órgão.

A operação Lei Seca ainda autuou 851 condutores em flagrante, pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o chefe da Divisão de Policiamento e coordenador da Lei Seca, coronel Rochester Vale, após o período de suspensão por conta da pandemia, as fiscalizações foram intensificadas e regionalizadas.

De acordo com o CTB, os motoristas flagrados sob efeito de álcool podem pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e responder a um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano.

Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da CNH.