Setor de construção e investidores estão de olho no Brejo paraibano

Empresários da construção civil e proprietários de imóveis do Brejo se reúnem no "I Encontro de Investidores do Turismo no Brejo Paraibano", na próxima quinta-feira (14).

Da Assessoria Sebrae

Após o "boom" imobiliário no litoral paraibano, o olhar dos corretores e das empresas ligadas à construção civil se volta para o "I Encontro de Investidores do Turismo no Brejo Paraibano", que acontece no dia 14 de outubro, no Hall de Exposições do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, em João Pessoa.

Entidades como o Sindicato da Indústria da Construção Civil em João Pessoa (Sinduscon), Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) e o Sindicato dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Sindimóveis-PB), que apóiam o evento, apontam a região de clima serrano e fortes atrativos naturais e culturais como uma das mais promissoras em oportunidades de negócios. E não apenas no que se refer aos imóveis residenciais, mas também quanto aos equipamentos turísticos, como bares, restaurantes e pousadas e inúmeros outros serviços, devido ao aumento do fluxo turístico na região, como cafés, locadoras de veículos (4×4) e de bikes e casa de vinhos.

No encontro, cada um dos onze municípios do Brejo terá sua mesa de negociação, composta pelo investidor, proprietários de imóveis, imobiliárias e os gestores públicos. A estimativa do Sebrae Paraíba é que esse primeiro encontro movimente cerca de R$ 5 milhões.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil em João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, diz que o evento “voltado integralmente para a captação de investidores interessados no Brejo Paraibano vem em hora oportuna, pois a região apresenta-se como uma excelente alternativa para a Paraíba, tanto do ponto de vista de turismo como da indústria imobiliária. É preciso ressaltar que estão no Brejo algumas das mais promissoras cidades-polos paraibanas, a exemplo de Bananeiras, que conta hoje com arrojados empreendimentos imobiliários e de hotelaria, captando, inclusive, investidores de outros estados, ansiosos por desfrutar do clima e das riquezas históricas da cidade”.

Quintans diz que atrativos na região não faltam para atrair investidores. “É uma região rica em belezas naturais e de forte tradição cultural que se confunde com o potencial econômico que estava adormecido e finalmente começa a ser despertado”, completou.

Segundo a gestora de turismo do Sebrae Praíba, Regina Amorim, “a expectativa de fechar dezenas de negociações no único dia é muito promissora". "Já temos confirmadas as presenças de investidores, corretores, dos proprietários de imóveis da região e dos gestores públicos”, comenta Regina, que fará a palestra intitulada "Roteiros Turísticos do Brejo Paraibano", que vem sendo comercializado por diversas operadoras.

Para ela, "se for levado em consideração que cada investimento custará em média R$ 100 mil, serão movimentados cinco milhões em apenas um dia", estima Regina. Cada município terá sua mesa de negociação, composta pelo prefeito, a imobiliária, o investidor e o proprietário do imóvel a ser negociado.

Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Sindimóveis-PB), Jarbas Araújo, a expectativa do encontro é “promissora diante do potencial da região. Há dois anos estamos assistindo a um crescimento de condomínios residenciais em áreas nobres do Brejo. Com o clima frio e serrano, a região é considerada um diferencial no Nordeste. Por isso, deverá atrair um maior volume de negócios, pois dispõe ainda de diversas áreas ociosas que vão propiciar excelentes investimentos, sem falar nas rodovias de acesso que estão adequadas para a maioria das cidades”, comentou Araújo.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Rômulo Soares, diz que a região do Brejo é uma das opções mais interessantes não apenas como uma segunda residência para quem mora em regiões metropolitanas de João Pessoa e Natal que busca tranquilidade e clima agradável, mas também no período de veraneio. “Acho que a região é uma boa oportunidade de negócio e o encontro será benéfico inicialmente para a interiorização dos investimentos e o desenvolvimento regional do Estado”, frisou Rômulo, lembrando que o papel do encontro será também de estreitar laços e possibilitar troca de informações necessárias para investidores e empreendedores.