Fortaleza de Santa Catarina tem lenda da mulher de branco

Quando os visitantes se despedem e as portas se fecham, o mistério toma conta da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo. O silêncio e a escuridão deixam o local ainda mais sombrio. Há quem jure, ‘de pés juntos’, que, ao entardecer, diariamente, uma visitante assídua chega. Dona de uma beleza estonteante, a jovem mulher vem sempre do mesmo jeito: em silêncio e vestida de branco. Uma companhia que muitos gostariam de ter – caso ela não estivesse morta.

Para uns, o relato não passa de invenção; para outros, um fato verdadeiro do qual não se pode duvidar, sob pena de ‘irritar’ o sobrenatural. Real ou não, essa é a história repassada oralmente para quem visita a Fortaleza de Santa Catarina. A tal ‘mulher de branco’ continua impressionando pessoas de todas as idades, até os que se dizem corajosos, mas que se arrepiam até mesmo diante de uma ventania mais forte.

Reza a lenda que há muitos e muitos anos, uma jovem participava de uma festa em um engenho próximo à João Pessoa, quando um grupo de homens (mais de 100, dizem) invadiu o local, matando várias pessoas e raptando a meiga senhorita. Ela teria sido trazida para a Fortaleza, onde foi morta e decapitada próximo à fonte, a qual fica bem no centro do Forte. Desde então, seu espírito ronda o local, por não conseguir se desprender da vida terrestre.

“Era uma manhã chuvosa quando senti alguém chegar perto de mim e soprar no meu ouvido. Quando olhei para trás, não havia ninguém”, conta Michelle Teixeira, que trabalha na Fortaleza há seis anos. “Na hora eu não pensei nada, só lembro que fiquei gelada e me arrepiei de medo”, completa. “Dizem que foi a mulher de branco”, conta baixinho, como se houvesse mais alguém na sala, além dela e da reportagem.

Ouvindo atenta as explicações de Michelle, a guia de turismo, Jéssica Lorena da Silva, diz aliviada: “Comigo nunca aconteceu nada disso, graças a Deus”. Mas logo revela que tem medo dos relatos que escuta sobre a misteriosa mulher de branco. “Dizem que ela aparece. Nunca vi, mas não duvido, sabe?”, declara. Jéssica acompanha a equipe pelos frios e silenciosos corredores da Fortaleza, até chegar na sala onde está o quadro da ‘moradora’.

O quadro fica na sala onde morou o capitão-mor no século 16. Para subir ao primeiro andar, no primeiro degrau da escada, é ela que o visitante tem de encarar. A pintura foi colocada no local no início da década passada e, desde então, a lenda urbana da mulher de branco foi fortalecida. Moradores das proximidades do Forte também relatam terem visto a bela jovem passeando tranquilamente pelo local.

Verdade ou não, o fato é que a mulher de branco já provocou até o desmaio de um vigilante da fortaleza, que a viu no meio da madrugada. Segundo relatos dos guias, o vigilante viu a mulher na varanda, alisando vagarosamente os cabelos com as mãos e olhando-o fixamente. Para todos, a pergunta é: “O que quer essa mulher?”.
Outro vigia, Paulo Júnior, também diz que viu a mulher de branco. “Passava da meia- noite quando percebi um vulto preto passando bem rápido por mim. Me surpreendi com uma mulher de branco saindo do túnel. Fiquei paralisado!"