Pais devem ter tempo livre para criançada

Apesar da agenda apertada psicológa reforça a importância de pais e filhos participarem de atividades juntos.

Mesmo que as férias sejam somente dos filhos, os pais devem se esforçar para participar dos momentos de lazer que as crianças devem desfrutar nessa época. A psicóloga Renata Borges explica que isso é importante para reforçar os vínculos familiares. “Sempre há brechas na agenda dos pais. Basta que eles queiram dedicar uma parte do seu tempo para estar junto das crianças”, defende.

Ela sugere programas simples que podem ser conciliados perfeitamente ao cotidiano de trabalho dos pais, como um passeio à noite no shopping ou no Parque da Criança ou acompanhar o filho durante a realização de uma pelada entre os amigos do bairro.

“Sair para fazer um lanche em família, fazer brigadeiro, ir ao cinema são atividades que exigem o mínimo de esforço e são responsáveis, muitas vezes, por momentos únicos de interação na vida familiar”, afirma a especialista.

Ela também recomenda que os pais participem e organizem programas domésticos, como assistir televisão em casa, cantar no karaokê, ler histórias em grupo e fazer piqueniques no quintal.

Já no caso em que as férias de toda a família coincidem, a psicóloga atenta para a importância dos pais não pensarem só em si . “Muitas vezes, os pais vão para a praia e esquecem dos filhos", comentou Renata Borges.