Cai número de pessoas que visitam fortaleza de Santa Catarina

Ponto turístico teve queda em mais de 20 mil pessoas em menos de um ano.

Um dos mais tradicionais pontos turísticos da Paraíba, a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, teve queda no número de visitantes em mais de 20 mil pessoas em menos de um ano. Mesmo com a chegada do período de férias, a falta de incentivo dos poderes públicos deve reduzir ainda mais o número de visitantes.

As projeções são do presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Osvaldo Carvalho, responsável pela administração do forte. “Até 2009 tínhamos uma média de 60 mil visitantes ao ano. Ano passado esse número não passou de 40 mil e pela movimentação que estamos acompanhando desde o final do ano passado a frequência só tende a diminuir”, comenta.

Funcionária da Fortaleza de Santa Catarina há três anos, Maria Aparecida Pereira concorda que o número deva cair em relação aos anos anteriores. “Em dezembro, quando tínhamos uma média de 5 mil visitantes, ano passado não alcançamos esse número porque não há divulgação desse destino”, lamentou.

Osvaldo Carvalho aponta que o grande problema que enfrenta o ponto turístico é a sua falta de divulgação pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Cabedelo ou pelo governo do estado através da Empresa Paraibano de Turismo (PBTur). “Só vimos os órgãos incentivarem o turismo para as praias de Jacaré e Picãozinho. Museus e patrimônio históricos como a Fortaleza acabam esquecidos”, afirma.

Para sobreviver, explica o presidente da Fortaleza, o prédio acaba tendo que ser utilizado para outros fins, como expor ao público a história e cultura do Brasil. “Antes recebíamos R$ 3 mil da prefeitura, mas até isso foi cortado. Sem verbas, temos que alugar para casamentos e eventos culturais porque com a entrada cobrada não tem como pagar água, luz etc”, explica.

Quem visita a Fortaleza de Santa Catarina, no entanto, ainda não percebe a crise instalada no patrimônio público. Visitando o lugar com um grupo de amigos, a turista do Mato Grosso, Maria Aparecida Pereira, ficou encantada com o lugar. “O lugar é lindo e merece ser bem preservado e divulgado. Só soube porque no hotel em que estou me informaram dele”, afirmou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, está em viagem de trabalho e não foi encontrada para comentar o assunto. A assessoria de imprensa da PBTur informou que não pode falar sobre a queda de visitas sem antes ter acesso aos dados dos responsáveis pela Fortaleza de Cabedelo.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da secretaria de turismo de Cabedelo argumentou que todos os materiais institucionais de Cabedelo divulgam a Fortaleza de Santa Catarina, inclusive na página eletrônica da prefeitura da cidade.

O órgão informou ainda que o atrativo é um patrimônio histórico de importância não apenas para a cidade, mas para a Paraíba e o Brasil.